Associação de franquias pede revisão de contratos de lojas nos shoppings

ABF defende a isenção do pagamento de taxas para lojistas

[Associação de franquias pede revisão de contratos de lojas nos shoppings ]

FOTO: Reprodução/ Evanto

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) solicita uma revisão dos contratos de locação de lojas alugadas em shoppings centers em todo o país. Por meio de nota, a ABF critica a decisão dos centros comerciais de manter o reajuste dos aluguéis. 

“A decisão (…) não condiz com a realidade econômica e desconsidera fatos como shoppings fechados ou abertos com horário e fluxo de pessoas restritos, com vendas que, ainda hoje, não atingiram em média 65% do seu valor original e limitações que temos observado em razão do arrefecimento da pandemia”, diz a nota.

No texto, a associação argumenta que o IGP-M/IGP-DI não reflete a variação inflacionária no período, sendo que leva em consideração elementos como a variação do dólar e o preço das commodities, entre outros fatores que não têm relação direta com os custos do shopping. 

“Também não faz qualquer sentido a manutenção da cobrança do 13º aluguel – outra decisão que nos causou perplexidade – justamente pelos motivos citados acima e sem que as vendas tenham recuperado ou mesmo se aproximado dos patamares pré-pandemia”, diz a nota.

“Os shoppings são atores muito importantes para o varejo, para o franchising, contudo entendemos que é preciso que haja um reequilíbrio de forças entre lojistas e shopping centers. Sempre fomos parceiros e desejamos que assim permaneçamos, mas precisamos também ter uma relação mais harmoniosa e que reflita o atual ambiente de negócios brasileiro e comportamento de consumo”, afirmou o presidente da ABF, André Friedheim.

A ABF pede que as administradoras isentem os lojistas do pagamento das taxas de transferência para operações de franquia, para que as marcas não percam as unidades, e os shoppings não percam os lojistas.  


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!