Associação de Moradores organizam “Ato em Memória da Chacina da Gamboa de Baixo”, nesta segunda (7)
Manifestação acontece contra assassinato de três jovens na localidade

Foto: Reprodução
A Associação Amigos de Gegê dos Moradores da Gamboa de Baixo organizam o “Ato em Memória da Chacina da Gamboa de Baixo”, contra o genocídio de jovens negros. Marcado para às 12h desta segunda-feira (7), a concentração ocorrerá na sede da Associação da Gamboa de Baixo. Já o Ato Religioso começa às 17 horas.
Junto a associação, participam do ato mães, familiares, a Articulação do Centro Antigo de Salvador, do Terreiro Kessimbi Amazi Unzó, da Coalizão Negra por Direitos e do IDEAS Assessoria Popular.
Na madrugada da última terça-feira (1), Alexandre Santos, Cleberson Guimarães e Patrick Sapucaia foram mortos a tiros por policiais. Como informou a PM, os agentes foram recebidos a bala ao apurarem uma denúncia e revidaram contra os atiradores.
No entanto, moradores afirmam que a agressão foi iniciada pelos policiais, que chegaram no local atirando, lançando gás lacrimogênio e ofendendo os residentes. Durante um protesto realizado na manhã seguinte à ação, familiares e vizinhos disseram à imprensa que os jovens estavam desarmados.
A Polícia Militar alega que foi até o local após receber denúncias de que homens armados teriam feito um refém e reafirmou a versão de legítima defesa.
Na terça-feira (2), a Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) determinou o afastamento dos policiais militares envolvidos na operação.
Em nota, o órgão afirmou que vai cobrar da Corregedoria da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Segurança Pública uma investigação "transparente e minuciosa" sobre a ação e pediu medidas de proteção às testemunhas.