Asteroide maior que 3 campos de futebol passa perto da Terra nesta quarta-feira
Nasa afirma que astro não representa perigo à humanidade

Foto: Pixabay
Especialistas apontam que um asteroide do tamanho de três campos de futebol, identificado como 2021 NY1, fará uma abordagem mais próxima da Terra nesta quarta-feira (22). O astro é classificado pela Nasa, a agência espacial norte-americana, como um Objeto em Órbita Próxima à da Terra (NEO, na sigla em inglês) e um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA, na sigla em inglês), mas não representa perigo à humanidade.
O asteroide deve ficar a cerca de 1,5 milhão de quilômetros de distância da Terra, a maior aproximação em todo o século. Segundo o Observatório Nacional, os PHAs são definidos com base em parâmetros internacionais que medem o potencial que um asteroide tem de fazer uma aproximação ameaçadora com a Terra, embora os riscos sejam extremamente baixos. São enquadrados nesta lista todos aqueles com uma distância mínima de cerca de 7,5 milhões de quilômetros ou uma magnitude absoluta de 22,0. No caso do 2021 NY1, este valor é de 21,51.
O próximo encontro do astro com a Terra ocorrerá em 2044, quando ele ficará a uma cerca de 5,7 quilômetros do planeta. Um encontro tão próximo quanto este ocorrerá somente em 2105. Durante o momento da aproximação, nesta quarta, o corpo celeste não será visível do Brasil. Segundo os especialistas uma vez que o evento acontecerá durante o dia e a luz do Sol impedirá sua observação.