• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Talibã nomeia enviado à ONU e pede para discursar em nome do Afeganistão

Talibã nomeia enviado à ONU e pede para discursar em nome do Afeganistão

Grupo tomou controle do país em 15 de agosto. Sua participação precisa ser aprovada por um comitê interno das Nações Unidas

Por Da Redação
Às

Talibã nomeia enviado à ONU e pede para discursar em nome do Afeganistão

Foto: Reprodução/G1

O Talibã pediu para se dirigir aos líderes mundiais nas Nações Unidas em Nova York, nesta semana, e nomeou um de seus porta-vozes, Suhail Shaheen, baseado em Doha, como embaixador do Afeganistão nas Nações Unidas, segundo uma carta vista pela Reuters nesta terça-feira. 

O ministro das Relações Exteriores do governo do Talibã, Amir Khan Muttaqi, fez a solicitação por meio de carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, na segunda-feira. Muttaqi pediu para se expressar durante a reunião anual da Assembleia Geral, que termina na próxima segunda-feira.

O porta-voz de Guterres, Farhan Haq, confirmou a carta de Muttaqi. Segundo o comunicado, Ghulam Isaczai, "não representa mais" o Afeganistão nas Nações Unidas. Isaczai era o representante estável do governo afegão deposto em agosto, coincidindo com a retirada das tropas americanas do país.

O comitê é integrado por Rússia, China, Estados Unidos, Suécia, África do Sul, Serra Leoa, Chile, Butão e Bahamas. Ainda não é certo que o comitê vá se reunir antes da próxima segunda-feira (27), quando estava prevista a intervenção do Afeganistão no fórum multilateral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário