Asteroide maior que o Pão de Açúcar se aproxima da Terra em novembro
Passagem do objeto, no entanto, não apresenta riscos ao planeta

Foto: Reprodução/Twitter
O asteroide 2022 RM4, considerado potencialmente perigoso, deve se aproximar da Terra em 1º de novembro, ficando a quase 2,3 milhões de quilômetros do nosso planeta. A distância é equivalente a cerca de seis vezes o espaço que separa a Terra da Lua.
Segundo especialistas, o objeto parece medir cerca de 740 m e, apesar de ficar bastante próximo da Terra em termos astronômicos, a passagem não apresenta riscos.
A rocha espacial foi descoberta em setembro de 2022 pelo telescópio Pan-STARRS 2, instalado no Havaí. Logo depois, dados do Observatório Steward, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, confirmaram a trajetória do asteroide, nomeado “2022 RM4” pelo Minor Planet Center.
No dia 1º de novembro, o asteróide apresentará uma magnitude 14,3, brilhando o suficiente para permitir observações com instrumentos amadores ou observatórios.
De acordo com a projeção, ele tem diâmetro parecido com o de Didymos, asteroide orbitado por Dimorphos, a rocha espacial contra a qual a sonda DART, da NASA, se chocou no fim de setembro: enquanto 2022 RM4 pode ter cerca de 740 m de diâmetro, Didymos tem diâmetro de cerca de 780 m. Para a comparação, pode ser analisado o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, que mede 391 m de altitude.