Astrônomos descobrem ondas de rádio geradas por um exoplaneta

Essa é a 1ª vez que emissões de rádio são capturadas além do Sistema Solar

[Astrônomos descobrem ondas de rádio geradas por um exoplaneta ]

FOTO: ESO/L. Calçada/Divulgação

Astrônomos e três universidades registraram explosões de rádios de um gigante gasoso, e o trabalho vem do fato de o planeta estar a cerca de 50 anos-luz da Terra. Essa é a primeira vez que emissões de rádio planetárias são capturadas além do Sistema Solar. 

Tau Boötis b é um exoplaneta orbitando a estrela principal do sistema binário Tau Boötis, na constelação de Boötes. Ele é um planeta gigante (quatro vezes maior do que Júpiter) e gira em torno de sua estrela no que é chamado de "órbita de tocha". Originalmente, chegou-se a pensar que Tau Boötis fosse uma anã marrom.

Para que as ondas de rádio fosse capturadas, a equipe liderada pelo astrônomo Jake D. Turner, da Universidade Cornell, usou o radiotelescópio holandês Low Frequency Array (LOFAR). “Aprendemos com nosso próprio Júpiter como é esse tipo de detecção. Fomos procurar por outro e o encontramos”, disse Turner. Foram necessárias 100 horas de análises de observações de rádio para identificar a assinatura de Tau Boötes.

Já para o astrônomo e astrofísico Ray Jayawardhana, um dos autores do estudo agora publicado no jornal Astronomy & Astrophysics, se os resultados alcançados forem confirmados, “essa detecção de rádio abre uma nova janela para encontramos exoplanetas, dando-nos uma nova maneira de examinar mundos alienígenas que estão a dezenas de anos-luz de distância”.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Rio Grande do Sul tem 8 das 10 cidades com maior volume de chuvas no mundo em 24 horas]

Os temporais devem continuar nos próximos dias e outros cidades do estado podem superar os 200 mm, prevê Inmet

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!