'Atividade essencial é toda aquela necessária para levar o pão para casa', diz Bolsonaro sobre restrições
Fala do presidente é vista como resposta ao fechamento do setor comercial

Foto: Divulgação | PR/ Flickr
Em crítica às novas restrições adotadas pelos governos e municípios na pandemia, o presidente Jair Bolsonaro classificou como atividade essencial toda aquela "necessária para levar o pão para dentro de casa".
A declaração dele foi publicada nesta quarta (4), em uma rede social e é vista como resposta ao setor comercial e informal, que tiveram que fechar as portas por causa das medidas.
- ATIVIDADE ESSENCIAL É TODA AQUELA NECESSÁRIA PARA UM CHEFE DE FAMÍLIA LEVAR O PÃO PARA DENTRO DE CASA!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 4, 2021
Na Bahia, por exemplo, o governador Rui Costa (PT), opositor de Bolsonaro, decretou a prorrogação das medidas restritivas, que suspende o funcionamento do comércio de rua e atividades consideradas não essenciais. A medida é válida até a segunda-feira (8), como forma de conter o avanço da covid-19 no estado.
Também por causa do fechamento, pessoas ligadas ao setor comercial têm realizado manifestações em Salvador, incluindo um protesto feito em frente à casa do prefeito Bruno Reis (DEM), que também adotou as medidas na capital baiana.
Em resposta, o prefeito disse que "Não vou me pautar por manifestações, me pauto por números, dados científicos e técnicos".