Atletas são diagnosticados com miocardite após terem Covid-19 assintomática

Médicos achavam que casos da doença sem sintomas diminuíam os ricos de agravamento

Por Da Redação
Ás

Atletas são diagnosticados com miocardite após terem Covid-19 assintomática

Foto: Reprodução

Uma doença rara cardíaca pode estar relacionada ao novo coronavírus e preocupa os administradores da conferência Power 5. Pelo menos cinco atletas da Big Ten Conference foram diagnosticados com miocardite, inflamação do músculo cardíaco, segundo os médicos dos esportistas.  

A condição geralmente é causada por uma infecção viral, incluindo as que causam o resfriado, influenza H1N1 ou mononucleose. Mas o vírus da Covid-19, doença do novo coronavírus, foi relacionada à miocardite, e se não for tratada de imediato, pode causar danos ao coração e parada cardíaca súbita.

Oficiais da conferência afirmaram que a incerteza sobre os efeitos a longo prazo da miocardite foi discutida em reuniões de presidentes, comissários, diretores esportivos e membros do conselho consultivo de saúde do Big Ten. Em uma postagem no Facebook, Debbie Rucker, mãe do atacante de Indiana Brady Feeney, escreveu que seu filho estava lidando com problemas cardíacos em potencial após lutar contra o Covid-19.

O médico-chefe da equipe de atenção primária da Universidade da Virgínia, Dr. John MacKnight disse que "a probabilidade de o indivíduo ter complicações miocárdicas é muito baixa" em atletas que não tinham sintomas ou tinham sintomas de Covid-19 de grau muito baixo, mas acrescentou que são necessários mais estudos e dados.

"Algumas preocupações foram levantadas exatamente por esse motivo: você não fica desconfortável em ter atletas participando sabendo que você não sabe o que é essa perspectiva de longo prazo? A resposta é claro, sim", disse ele. "Não temos informações suficientes para dizer que essa é a probabilidade de que isso aconteça ou não", disse. 

O cardiologista Dr. Matthew Martinez disse á ESPN que recebeu ligações de diversos médicos de escolas Power 5, que identificaram atletas com alguma lesão miocárdica pós-covid. Ele explicou que inicialmente todos achavam que o fato da vítima de Covid-19 não ter tido os sintomas, correria menos riscos de agravamento. "Agora estamos descobrindo que isso pode não ser verdade", pontuou. 

O atacante Sedrick Williams, da Universidade de Houston já anunciou nas redes sociais que vai optar sair da temporada de 2020 devido aos problemas cardíacos deixados pela Covid-19. "Como resultado do vírus, tive complicações com meu coração e realmente não sei o resultado ou o que está reservado para mim no futuro", escreveu e continuou ao dizer que vai priorizar a sua saúde. "Só se que minha vida é mais preciosa para mim do que o futebol jamais poderia ser. Decidi sair da temporada de futebol de 2020 devido a essas complicações. Não vou dar este ano como garantido. Estou voltando maior, mais rápido e mas forte do que nunca", finalizou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.