Ator Jussie Smollett chora ao ser condenado a 5 meses de prisão por forjar ataque racista e homofóbico
"Sou inocente e não sou suicida", disse Jussie, durante sentença que foi lida pelo juiz James Linn

Foto: Reprodução
O ator da série Empire, Jussie Smollett, de 39 anos, foi condenado em dezembro por ter forjado um ataque "racista e homofóbico" contra si mesmo em janeiro de 2019. Entretanto, sua sentença só foi revelada nessa quinta-feira (10). A justiça decidiu que Smollett vai cumprir cinco meses de prisão.
Durante o parecer, que foi lida pelo juiz James Linn, Jussie chegou a se emocionar e disse: "Sou inocente e não sou suicida."
Segundo o juiz, o ator forjou o ataque com intuito de ficar mais famoso. "Você virou sua vida de cabeça para baixo por sua má conduta e brincadeiras. Você destruiu a vida que você tinha antes. Você queria chamar a atenção e estava tão envolvido em questões de justiça social, e sabia que este era um ponto sensível para todos neste país… Você estava dando uma festa nacional de piedade para si mesmo"
Linn destacou que o ator "foi da riqueza aos trapos". "Seu próprio nome se tornou um advérbio para mentir", completou o juiz.
Jussie fez questão de dizer que se aparecesse morto, não seria por suicídio. “Se eu fizer isso [me matar], significa que enfiei meu punho nos medos dos negros americanos por mais de 400 anos neste país e nos medos da comunidade LGBT. Se alguma coisa acontecer comigo quando eu estiver lá [na prisão], eu não fiz isso comigo mesmo e todos vocês devem saber disso".
No julgamento, Jussie foi condenado por um júri popular por cinco das seis acusações que existiam contra ele, todas por falso testemunho ao mentir para a polícia sobre o caso.
Agora, o ator terá que pagar 120 mil dólares - cerca de 600 mil reais - para as autoridades de Chicago, valor proporcional ao que foi gasto durante as investigações, e 25 mil dólares (125 mil reais) de multa. Além disso, ele deve cumprir 30 meses de liberdade condicional.


