Audi A5 Performance: teste com a nova geração do sedã

Motor ganha novidades e design é ponto alto do modelo

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Audi A5 Performance: teste com a nova geração do sedã

O Audi A5 chega renovado ao mercado brasileiro com foco em tecnologia, eficiência e conectividade. O sedã de porte médio, que agora substitui também o A4, é oferecido em versão única Performance S edition quattro, com preço de R$ 379.990. Produzido em Neckarsulm, na Alemanha, o modelo inaugura no país a plataforma PPC (Premium Platform Combustion), equipada com o motor EA888 evo5. As vendas começam em setembro.

O Farol da Bahia já testou a novidade durante o evento de lançamento do sedã que chega ao lado do A6 e-Tron formando uma dupla de nova geração com atributos de modernidade e conectividade. 

Design atualizado 

A nova geração do A5 adota um visual mais fluido e esportivo, alinhado à atual linguagem de design da Audi, também presente nos modelos elétricos da plataforma PPE. O sedã está 7 cm mais longo, com 4,82 m de comprimento, 1,90 m de largura e proporções mais baixas.

Na dianteira, os faróis redesenhados em LED (no Brasil, não são os Matrix disponíveis na Europa) acompanham a grade frontal ampliada. Nas laterais, chamam atenção as rodas de 20 polegadas e o perfil alongado. Atrás, uma faixa de LED conecta as lanternas, enquanto o difusor traseiro em preto brilhante e as saídas de escapamento retangulares reforçam a esportividade.

Interior mais conectado

Por dentro, o A5 traz um ambiente totalmente atualizado. O painel combina um quadro de instrumentos digital de 11,9” e uma tela central sensível ao toque de 14,5”, com visual 3D de cidades e monumentos. As superfícies utilizam tecnologia OLED e um design curvo, seguindo a nova identidade da marca que será replicada em outros lançamentos, como o próximo Audi Q5.

O espaço interno é adequado para a categoria e o porta-malas oferece 417 litros de capacidade.

Itens de série

Mesmo em versão única, o A5 Performance traz um pacote completo de itens de conforto e segurança com esperado de um Audi incluindo: Faróis full LED, Teto solar panorâmico com ajuste de transparência, Ar-condicionado de três zonas, pacote de assistências como piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, assistente de estacionamento e sensores 360°, sistema de som com 10 alto-falantes, comandos físicos para retrovisores, vidros e bancos, agora com memória para o banco do motorista, iluminação ambiente com 30 opções de cores e bancos esportivos de acabamento refinado.

Infelizmente ficaram de fora itens como faróis em LED Matrix e head up display que estão disponíveis no mercado europeu. 

Teste do novo Audi A5

O novo motor 2.0 TFSI entrega 272 cv e 40,7 kgfm de torque, mas com uma série de evoluções técnicas. Ele agora opera no ciclo Miller, tem sistema de refrigeração para pistões, corrente no comando, intercooler a água integrado ao coletor de admissão e turbo de geometria variável, que opera a 500 bar (antes 350 bar).

Essas mudanças melhoraram a resposta em baixas e médias rotações, com funcionamento mais silencioso e promessa de maior eficiência, ainda não medida em testes de consumo no Brasil.

A transmissão é a S tronic de sete marchas, com tração integral quattro Ultra, que acopla o eixo traseiro em 2 milissegundos quando necessário. No desempenho, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima de 210 km/h.

Ainda assim, o novo A5 entrega uma combinação de tecnologia, eficiência e dirigibilidade refinada, reforçando a presença da Audi no segmento de sedãs médios premium no Brasil. No Brasil o Audi A5 mira a supremacia do BMW Série 3 que segue se destacando como modelo premium mais vendido no mercado nacional, posto que a Audi quer combater com uma nova ofensiva de produtos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.