Auditores-Fiscais vão suspender entrada de mercadorias importadas no porto e aeroporto de Salvador
Capital ficará uma semana sem trâmites para liberação de importação de cargas

Foto: Divulgação
Os Auditores-Fiscais da Receita Federal decidiram suspender 100% dos trabalhos de liberação de mercadorias importadas em Salvador. Eles vão bloquear a entrada de cargas e produtos que chegam à capital baiana por meio do Porto e do Aeroporto, durante uma semana, com início da parada total na segunda-feira (14).
Com exceção de produtores perecíveis, medicamentos e vacinas, nenhum outro tipo de carga importada será inspecionada para trâmites de liberação ou tributação e ficará retida na alfândega até o restabelecimento das atividades.
A decisão segue uma deliberação nacional, tomada em assembleias realizadas durante a quarta-feira (9), e que definiram a suspensão integral das atividades aduaneiras em terminais espalhados por todo o país. A medida é um acirramento da operação padrão, que já vem sendo realizada pelos Auditores-Fiscais da Receita Federal desde o final do ano passado.
A categoria chama a atenção para o corte de 51,4% do orçamento da Receita Federal para 2022, feito pelo Governo Federal, e que põe em risco o funcionamento do órgão a partir do segundo semestre. Além disso, reivindica a regulamentação do programa de produtividade da Receita Federal do Brasil, que a categoria aguarda desde a edição da Lei 13.464, de 10 de julho de 2017.


