Auditoria externa aponta irregularidades em licitações da OMS na pandemia da Covid-19

Nas últimas semanas, comitês independentes destacaram um fracasso coletivo em dar uma resposta à crise sanitária

[Auditoria externa aponta irregularidades em licitações da OMS na pandemia da Covid-19]

FOTO: Reprodução/R7

Uma auditoria externa realizada na OMS (Organização Mundial da Saúde), mostra uma organização com falhas administrativas em contratos com milhões de dólares em jogo.

No centro da apuração está a OMS, com o esforço de comprar máscaras, luvas e material de proteção que seriam destinados aos países mais pobres do mundo ainda nos primeiros meses da pandemia da covid-19. 

Ainda não há referências à corrupção ou desvios de verbas, mas apurações são feitas devido aos critérios de licitações que foram alterados no meio do processo e conflito de interesse e operações de compra que ocorreram quatro meses antes de contratos terem sido formalizados.

A OMS vem sendo pressionada a passar por amplas reformas no centro da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas semanas, comitês independentes destacaram um fracasso coletivo em dar uma resposta à crise sanitária, propondo que a própria estrutura da agência seja repensada.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!