Autoridade misteriosa do Talibã faz a primeira aparição pública
Hibatullah Akhundzada era dado como morto ou desaparecido

Foto: Reprodução/AFP
Dado como morto por uns e desaparecido por outros, o líder do Talibã, mulã Hibatullah Akhundzada, fez a primeira aparição pública neste domingo (31), desde 2016, quando foi nomeado. O anúncio foi feito pelo governo afegão.
"O comandante dos crentes, o xeque Hibatullah Akhundzada, apareceu diante de uma grande congregação na famosa madraça Darul Uloom Hakimah e falou por 10 minutos com seus bravos soldados e discípulos", informou o Talibã em comunicado.
Em uma gravação de áudio, o mulã recita orações e espalha bênçãos, também pedindo a Deus que abençoe a liderança talibã. De acordo com fontes do local, ele foi escoltado por um comboio de dois veículos até a escola corânica em Kandahar.
A divulgação de outras mídias, como fotos e vídeos, não foi permitida. "Que Deus recompense o povo do Afeganistão que lutou contra os infiéis e a opressão por 20 anos", afirmou no evento.
Akhundzada foi nomeado líder do Talibã após o antecessor, o mulá Akhtar Mansour, ser morto em um ataque de drone do Estados Unidos, em 2016.