Avaliação de 700km com o Volkswagen Up! MPI 2020
Teste de economia mostrou consumo de até 19,8km por litro em vias expressas

Lançado há cinco anos no país, o Up! é um dos projetos mundiais mais bem sucedidos no mundo. Por aqui, graças às dimensões reduzidas e o preço mais alto em relação aos concorrentes, o Up! nunca foi um campeão de vendas mas já emplacou aqui 300 mil unidades.
O Farol da Bahia avaliou a versão MPI, a mais barata da linha, equipada com motor 1.0 tricilíndrico que rende 82cv etanol e 75cv com gasolina, combustível que usamos. O torque é de 10,4 kgfm com etanol e 9,7 kgfm com gasolina.
Na linha 2020, o carro urbano não mudou nada além do conteúdo das versões. Simplificado mas com acabamento de boa qualidade, o Up! é racional na proposta. Tem boa ergonomia e posição de dirigir, e o câmbio manual de cinco marchas se tende com precisão diante do motor de três cilindros.
Feito para circular em cidades com ruas apertadas, o Up! se dá bem em cidades como Salvador, Recife, São Paulo ou Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Acelera com rapidez, apesar de ter menos brilho em relaçao ao motor TSi.
Sob trânsito intenso, ele fez 13,9km com um litro no anda e para. Mas bastou alcançar uma via expressa como a Paralela, para que o Up! mostre sua boa qualidade no quesito economia. Rodando a 80km por hora em velocidade constante ele faz invejáveis 19,8 km por litro.
Na estrada não faz feio e mantendo velocidade de 110km por hora o consumo chega a pouco mais de 17km por litro usando sempre gasolina.
Assim, o Up! faz fãs entre os que gostam de bons carros urbanos e não fazem questão de um compacto com mais de 4m de comprimento. o Up! mudou pouco mas se aperfeiçoou para atender sua clientela.
Preços e versões
O Up! MPI custa R$ 49,5 mil, e no pacote que inclui ar-condicionado, direção elétrica, volante multifuncional, computador de bordo, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos e sistema de som com suporte para smartphone no painel.
A versão Connect de R$ 54,8 mil usa o motor 1.0TSi de 101cv com gasolina e 105cv com etanol com torque único de 16,8 kgfm. Neste caso o Up! ganha rodas de liga leve de 15 polegadas, iluminação ambiente em LED, faróis de neblina e sistema de som Composition Phone com Bluetooth.
Já a versão Extreme, de R$ 56,8 mil posicionada como topo de linha usa o mesmo motor TSi da Connect e traz todo o seu conteúdo. Nesta caso acrescenta sensores de estacionamento traseiro, retrovisores na cor preta, rack de teto, roda de liga leve com pintura diamantada aro 15 e adesivos que remetem à versão.