Avaliamos o Classe A250 Vision: hatch esportivo de 224cv

Modelo tem motor 2.0 turbo e muita disposição para acelerar mas espaço interno é limitado

Para quem ir além do finado Golf GTI, acima do Civic SI e nivelado ao BMW Série 1, a Mercedes oferece no Brasil o Classe A250 Vision com perfil esportivo, motor 2.0 turbo e bom nível de equipamentos com destaque para o sistema MBUX. O Farol da Bahia teve acesso ao hatch em uma avaliação.

Mesmo sem oferecer tração traseira como em um AMG, o Classe A250 tem como ponto alto é o desempenho do motor 2.0 turbo quatro cilindros de 224cv com elevados 35,7 kgfm e muita disposição para acelerar. Com câmbio 7G de dupla embreagem e sete marchas as trocas são rápidas. O motor da linha atual traz o comando CAMTRONIC com bom nível de resposta em todos os regimes de rotação e força de carro esportivo mesmo pesando 1.445kg. 

Com 4,41 de comprimento o Classe A tem o mesmo porte de muitos carros compactos mas é aerodinamicamente bem favorecido. Ele é baixo o que certamente prejudica o passeio em ruas esburacadas e nas valetas onde a dianteira acaba raspando mas a dinâmica é invejável nas curvas. Com suspensão independente na frente e atrás (com quatro braços) o 250 Vision é confortável e seguro nas acelerações, retomadas e frenagens com destaque para o freio que requer cuidado na aplicação. O ideal é aprender a dosá-lo para evitar surpresas: são quatro freios a disco com ABS.

Na parte interna a evolução da quarta geração do Classe A mostram o quanto a Mercedes-Benz tem melhorado suas novidades com foco no público jovem. Há muita qualidade no material empregado nos bancos e no painel que usam couro, plástico e metal frio o que favorecem a pegada premium do hatch. Atrás do volante multifuncional com shift paddles, o destaque fica por conta da tela digital de 10,2´´ que na verdade são dois dispositivos em um conjunto único: painel e multimídia. 

Na tela há gráficos de desempenho, consumo, modos de condução e também informações sobre o entretenimento. Com tantos itens, você quase esquece que traz ainda Apple CarPlay e Android Auto além do bluetooth. O assistente MBUX de comando de voz teminteligência artificial e responde a inúmeros comandos como ligar ar condicionado e fazer ajustes durante a condução do veículo.

Para o dia a dia um carro desta classe fica devendo itens já esperados como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa e um simples sensor de fluxo cruzado mesmo contando com uma boa câmera de ré com sensores (dianteiros e traseiros) de alta definição.

Se por um lado ele é amplo para quem viaja à frente no banco traseiro não se pode dizer o mesmo. A coluna C reforçada e a carroceria baixa dificulta o acesso dos mais altos. Mesmo com conforto e bom ângulo, o espaço é diminuto e o túnel central alto prejudica o espaço. A qualidade dos materiais é a mesma na forração das portas, no couro e na iluminação de cortesia mas ficam faltando a saída de ar condicionado traseiro.

O Classe A250 Vision custa R$ 206 mil, as revisões até os 50 mil quilômetros tem preço fixo de R$ 8.170,00.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!