Avanço da covid-19 no Brasil ganha repercussão internacional e cientistas alertam "ameaça global"
Infecções por novas mutações tem preocupado países

Foto: Divulgação | AFP via Getty
O avanço da covid-19 no Brasil ganhou repercussão internacional nesta quarta-feira (3), por causa de reportagens publicadas em dois jornais mais influentes do mundo, o americano 'The New York Times' e o britânico 'The Guardian'.
Cientistas entrevistados pelos jornais afirmaram que o Brasil é visto como uma "ameaça global" e que pode gerar novas variantes da covid-19 mais letais.
"De que adianta resolver a pandemia na Europa ou nos EUA, se o Brasil continua a ser um terreno fértil para esse vírus? Se você permitir que o vírus seja transmitido nos níveis em que está se proliferando aqui, você abre a porta para a ocorrência de novas mutações e o aparecimento de variantes ainda mais letais", disse o neurocientista da Universidade de Duke (EUA), Miguel Nicolelis, ao Guardian.
Diversas mutações da covid-19 tem circulado de forma avassaladora no Brasil, incluindo a de Manaus, associado ao colapso no sistema de saúde do Amazonas.
Em números absolutos, o Brasil já registra dez milhões de infectados pela covid-19 e 257 mil mortes desde o início da pandemia.


