Avião afunda no aeroporto de Fernando de Noronha após asfalto ceder
Passageiros tiveram que desembarcar depois do trem de pouso afundar no decorrer do taxiamento

Foto: Reprodução
Uma aeronave da Gol afundou no pátio do aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco, depois do asfalto ceder no decorrer do procedimento de taxiamento, no último domingo (29). O voo precisou ser interrompido, ele iria sair da ilha para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Os passageiros e tripulantes tiveram que sair do avião e, após as manobras para reposicionar a aeronave, ela continuou com a viagem normalmente. Não há registro de feridos.
Por meio de nota, a Gol comunicou que o asfalto do aeroporto cedeu no decorrer do taxiamento. A companhia comunicou que todas as ações foram tomadas com foco na segurança.
Esse já é o segundo afundamento de trem de pouso em uma semana, o Ministério de Portos e Aeroportos e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiram uma mesma nota cobrando explicações do Governo de Pernambuco e pedindo providências rápidas para assegurar a segurança no terminal.
No dia 22 de junho, um avião da companhia Azul também teve o trem de pouso afundado no mesmo local. Os funcionários tiveram que remover parte do asfalto manualmente, na ocasião, para a aeronave decolar.
“O Ministério de Portos e Aeroportos e ANAC lamentam os recorrentes incidentes no Aeroporto de Fernando de Noronha, o que coloca em risco a segurança aeroportuária e suscita dúvidas quanto à funcionalidade da pista de taxiamento”, disse o texto.
As autoridades federais comunicaram que mandaram um ofício à gestão estadual no dia 22 de junho, quando a aeronave afundou, pedindo informações sobre as condições da infraestrutura do aeroporto e o cronograma das obras de requalificação. O ministério e a agência informaram que ainda não tiveram uma resposta.