• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Avião da CIA sem marca de identificação pousa em Porto Alegre para missão não revelada

Avião da CIA sem marca de identificação pousa em Porto Alegre para missão não revelada

Boeing 757 C-32B é conhecido por operar em missões especiais para transportar diplomatas e militares de elite

Por Da Redação
Às

Atualizado
Avião da CIA sem marca de identificação pousa em Porto Alegre para missão não revelada

Foto: Reprodução/wikimedia commons

Um Boeing 757 sem marcações externas chamou atenção ao aterrissar em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na terça-feira (19). A aeronave pertence ao governo dos Estados Unidos e é conhecida por operar em missões especiais, estando associada à CIA, a Agência Central de Inteligência americana. As informações são do jornal O GLOBO. 

Com matrícula 00-9001, o jato não exibe registros em sua fuselagem branca e é identificado no meio militar como C-32B, uma versão modificada do Boeing 757-200. Diferente do C-32A, usado para transporte oficial de autoridades da Casa Branca, o C-32B é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA.

Baseado em Nova Jersey, o esquadrão usa o avião principalmente para transportar equipes de ação rápida do Departamento de Estado, compostas por diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência.

A missão atual começou em 18 de agosto, com saída de Nova Jersey e escalas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico), chegando a Porto Alegre às 17h13. Até agora, autoridades americanas e brasileiras não confirmaram oficialmente o objetivo da visita.

Conhecido como “Gatekeeper” (“Porteiro”), o C-32B já foi mobilizado em crises internacionais, como a explosão no porto de Beirute, em 2020, e em eventos de grande visibilidade, incluindo os Jogos Olímpicos. O avião conta com sistemas avançados de comunicação, sensores e capacidade de reabastecimento em voo, garantindo mobilidade e autonomia para operações sigilosas em qualquer lugar do mundo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.