Avião da CIA sem marca de identificação pousa em Porto Alegre para missão não revelada
Boeing 757 C-32B é conhecido por operar em missões especiais para transportar diplomatas e militares de elite

Foto: Reprodução/wikimedia commons
Um Boeing 757 sem marcações externas chamou atenção ao aterrissar em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na terça-feira (19). A aeronave pertence ao governo dos Estados Unidos e é conhecida por operar em missões especiais, estando associada à CIA, a Agência Central de Inteligência americana. As informações são do jornal O GLOBO.
Com matrícula 00-9001, o jato não exibe registros em sua fuselagem branca e é identificado no meio militar como C-32B, uma versão modificada do Boeing 757-200. Diferente do C-32A, usado para transporte oficial de autoridades da Casa Branca, o C-32B é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA.
Baseado em Nova Jersey, o esquadrão usa o avião principalmente para transportar equipes de ação rápida do Departamento de Estado, compostas por diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência.
A missão atual começou em 18 de agosto, com saída de Nova Jersey e escalas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico), chegando a Porto Alegre às 17h13. Até agora, autoridades americanas e brasileiras não confirmaram oficialmente o objetivo da visita.
Conhecido como “Gatekeeper” (“Porteiro”), o C-32B já foi mobilizado em crises internacionais, como a explosão no porto de Beirute, em 2020, e em eventos de grande visibilidade, incluindo os Jogos Olímpicos. O avião conta com sistemas avançados de comunicação, sensores e capacidade de reabastecimento em voo, garantindo mobilidade e autonomia para operações sigilosas em qualquer lugar do mundo.