Bactérias do bem: descubra os benefícios dos probióticos para a sua imunidade 

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Às

Bactérias do bem: descubra os benefícios dos probióticos para a sua imunidade 

Os probióticos são grandes aliados para a imunidade. Microorganismos vivos, eles oferecem vários benefícios à saúde, como o combate às infecções, reequilíbrio e proteção intestinal, inibição de vírus e aumento da resposta imune do organismo. Mas como garantir que essas bactérias do bem façam parte do seu dia a dia? Conversamos com o Dr. Arthur Feltrin, médico pneumologista e especialista em longevidade saudável, para entender sobre o fortalecimento do sistema imunológico e os efeitos positivos dos probióticos para nossa saúde. Confira abaixo. 

 

1 - Quando pensamos em probióticos, logo vem à mente o intestino. Em quais órgãos essas bactérias benéficas atuam?  

Essas bactérias são essenciais para o sistema imunológico, ajudam o corpo a estar sempre protegido, mas é preciso ingeri-las em quantidades suficientes, fazendo assim com que atuem da forma correta no organismo. Os probióticos contribuem também para o tratamento de doenças como: obesidade, doenças bucais, problemas alérgicos, colesterol e pressão, irritações íntimas, estresse e ansiedade.    

 

2 - O que devemos fazer para aumentar a quantidade de probióticos no organismo?

Probióticos são conjuntos de setas bacterianas que são essenciais para a saúde do nosso organismo. Quando estão em desequilíbrio, a pessoa poderá ter alguma alteração no sistema imune, como por exemplo ficar frequentemente gripado, sentir a pele mais seca, ter problemas com fungos, e outras doenças como já falei anteriormente. Ingerir alimentos mais comuns do nosso dia a dia como iogurte, leite fermentado, queijo e coalhada, é uma ótima saída para que essas bactérias benéficas aumentem em nosso organismo. Existem outras opções como, picles, kefir, azeitonas curadas, miso, vinagre de maçã e shoyu, que são alimentos ricos em probióticos e 

 

fáceis de serem consumidos. Minha recomendação é uma avaliação individual com seu médico ou com seu nutricionista, para checar quais setas bacterianas você precisa e indicar o probiótico específico para o seu caso. 

 

3 - Como os probióticos influenciam na imunidade? 

Os probióticos agem para um melhor controle da disbiose (desequilíbrio da flora bacteriana). Essa disbiose é causada por uma série de situações ocorridas no dia a dia como poluição, sedentarismo, obesidade, má alimentação e uso frequente de antibióticos. Os probióticos vão regularizar a flora intestinal, melhorar o sistema imune e, por sua vez, auxiliar a saúde de uma forma integral. 

 

4 - Qual a importância dos probióticos na prevenção de doenças respiratórias? 

Os probióticos, quando utilizados de maneira correta, tendem a auxiliar nosso sistema de padrão imune, garantindo uma melhor defesa do organismo. Como as doenças respiratórias apresentam um caráter mais infeccioso e inflamatório, melhorando o sistema imune, consequentemente o controle dessas doenças será mais eficaz, como no caso da asma, evitando complicações. 

 

5 - Como os probióticos podem ser aliados do combate ao Covid-19?

Nesse momento que vivemos, o mais correto e viável a se fazer é deixar a imunidade sempre alta. É necessário potencializar o sistema imune, a fim de evitar um desequilíbrio da flora bacteriana patógena e a flora bacteriana normal. Alguns pacientes com Covid têm a necessidade de usar antibióticos ao longo do tratamento e é relatado na literatura que a cada ciclo de antibiótico feito a flora demora de 4 a 6 meses para ter um padrão. Então os probióticos precisam ser ingeridos por essa pessoa que passou pelo tratamento à base de antibiótico. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.