Bafafá no mundo fashion! Dolce & Gabbana é acusada de plágio por empresa espanhola de cerâmicas

Aos detalhes...

[Bafafá no mundo fashion! Dolce & Gabbana é acusada de plágio por empresa espanhola de cerâmicas]

FOTO: Reprodução/Instagram

A Dolce & Gabbana está sendo acusada de plágio pela Sargadelos, tradicional empresa de cerâmica, segundo o jornal La Voz de Galicia. Uma suposta cópia foi apontada em fevereiro, referente a estampas que apareceram em itens da coleção masculina de primavera/verão 2021 da famoza grife italiana. De acordo com a clássica fabricante de peças decorativas, os prints desfilados são uma “imitação escandalosa” de seus padrões geométricos, comercializados há décadas. O desfile da Dolce & Gabbana foi apresentado ao público durante a Semana de Moda Digital de Milão, em julho de 2020. Mais do que um compilado de tendências, os estilistas da label, Domenico Dolce e Stefano Gabbana, disseram que trabalharam em parceria com os proprietários do hotel italiano Parco dei Principi, em Sorrento, na Itália, para dar tom na estética arquitetônica da coleção masculina. Os azulejos presentes no projeto assinado pelo arquiteto Gio Ponti guiaram as texturas e modelagens das peças. A padronagem marcou presença em roupas de banho, roupões, calças e camisas de seda. As formas triangulares também foram reproduzidas em suéteres de malha e deram origem a demais construções de tecidos.                                                                  Em fevereiro deste ano, meses depois do show presencial, a Sargadelos pediu a marca de moda que retirasse os itens do catálogo comercial. A empresa de cerâmica apontou que as estampas são semelhantes ao padrão Monférico, comercializado em suas louças há décadas e patenteado nos anos 1960.                                                               “Da mesma forma que Gio Ponti é um dos mais renomados arquitetos do século 1920, a Sargadelos é uma das maiores empresas na área do design. As cores e formas dos Sargadelos são icônicas e muito representativas, e já foram comercializadas no mercado muito antes de se decidir reinterpretar os azulejos do senhor Ponti”, assinalou o grupo em comunicado dirigido à D&G.                                                                    

Em entrevista ao Fashion Network, porta-vozes da Sargadelos contaram que não se incomodam por terem seus trabalhos usados como inspiração. Contudo, não aceitam cópias ou uso indevido, sem autorização prévia.

Por sua vez, a Dolce & Gabbana negou qualquer plágio e, até o momento, não retirou os produtos de circulação. “Assinamos um contrato de licenciamento com os herdeiros do arquiteto e designer italiano Gio Ponti, que detêm os direitos correspondentes”, justificou.                               


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!