Bahia aguarda aprovação da vacina para iniciar plano de vacinação microrregional
Secretário de Saúde diz que estado será polo de distribuição para todo o país

Foto: Getty Images
O Governo da Bahia já possuí um plano vacinação microrregional que facilita a distribuição da vacina contra a Covid-19 para todos os 417 municípios do estado. Entretanto, a imunização em massa só deve acontecer quando qualquer uma das vacinas forem autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, durante entrevista à TV Bahia, na manhã desta quinta-feira (17). Ele esteve presente no evento de apresentação do plano de imunização nacional realizado nesta quarta-feira (16) pelo Ministério da Saúde, em Brasília (DF).
“Nós já temos desenhado o fluxo de distribuição, já temos um plano microrregional para cada uma das cidades. Vamos receber as vacinas assim que elas forem aprovadas pela Anvisa. Não temos sequer vacinas submetidas a pedidos de aprovação emergencial, mas isso deve acontecer nos próximos dias. Estamos monitorando também as aprovações regulatórias nos países da Europa, nos Estados Unidos, Canadá e Coreia do Sul para que possamos fazer um pedido de aprovação emergencial no país”, disse Villas-Boas.
A Bahia, de acordo com ele, será um polo de distribuição de vacinas para outros estados. Empresas aéreas já se comprometeram em fazer o transporte das doses, assim como empresas de transportes rodoviários, mas o início da imunização, reforçou o secretário, depende sobretudo dos procedimentos que devem ser cumpridos pelas farmacêutica e da agência regulatória.