Bahia bate Bahia de Feira e abre vantagem em primeira partida da semi do Baiano

Tricolor da capital tem a vantagem do empate para chegar a decisão da competição

[Bahia bate Bahia de Feira e abre vantagem em primeira partida da semi do Baiano]

FOTO: Guilherme Kahuna

O Bahia abriu vantagem na semifinal do Campeonato Baiano. Na noite deste domingo (9), o Tricolor bateu o xará Bahia de Feira por 1 a 0, no estádio de Pituaçu, em Salvador, pela partida de ida da fase decisiva da competição. O confronto de volta que decidirá quem irá para final será na próxima quarta-feira (12). Por ter vencido o primeiro jogo, o Tricolor da capital tem a vantagem do empate.

A primeira etapa foi monótona e sem maiores emoções, o que foi justificado pelo pouco volume e intensidade apresentado por ambas as equipes dentro de campo, assim como poucas chances criadas. Muitos erros de passem também fizeram o confronto ficar feio.

A primeira boa chance veio ocorrer aos 12 minutos. Após pegar a defesa do Bahia de Feira desarrumada, Marcelo dominou bonito e lançou Daniel Penha, que disparou em velocidade, mas bateu em cima de Jean, que saiu abafando a batida.

A chance mais impressionante até então veio acontecer aos 17 minutos, e foi do Bahia de Feira. Jarbas roubou a bola do defensor do Bahia, fez o cruzamento para dentro da área e achou Deon, completamente livre de marcação, embaixo do gol, bater por cima, e desperdiçar a melhor oportunidade da partida.

Após ambas as chances criadas, o confronto caiu e muito em qualidade técnica. Não é exagero dizer que os dois Tricolores machucaram bastante a bola na primeira sorte, e isso não foi alterado até o apito final do árbitro.

Aos 44 minutos, Raniele ainda quase marcou um golaço para o Bahia. O volante soltou uma bomba de fora da área, a bola bateu na trave e saiu pela linha de fundo, o goleiro Jean voou na bola e viu ela passar muito perto. Foi a última boa oportunidade da primeira etapa.

Na volta para a segunda etapa, a primeira boa oportunidade veio acontecer com oito minutos de jogo. Felipinho cruzou para dentro da área e achou Gustavo Brinquedo, que quase na pequena área testou firme para o gol, mas Jean fez bela defesa no reflexo para evitar o primeiro do Bahia.

Aos 12 minutos, veio o grande momento do jogo. Após cobrança de escanteio para área do Bahia de Feira, a defesa afastou mal e sobrou dentro da área para Pablo, que finalizou rasteiro de perna esquerda e estufou as redes do goleiro Jean. 1 a 0 para o Tricolor da capital no jogo.

Com 23 minutos, o Bahia teve outra boa oportunidade no jogo. Após troca de passes, Felipinho invadiu a área e chutou forte para o gol, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Quando o relógio marcava 27 minutos, o Bahia de Feira teve a primeira chance da segunda etapa. Após cobrança de escanteio para área do Bahia, Victor Salvador desviou para o gol e exigiu grande defesa de Junior, que espalmou a bola.

Aos 31 minutos, nova boa chegada do Bahia. Chrystian cobrou falta direito para o gol e quase pegou o goleiro Jean no contrapé, que se recuperou rápido e defendeu a bola que quase foi para as redes.

A resposta do Bahia de Feira ocorreu aos 35 minutos. Adriano recebeu passe dentro da área e chutou cruzado, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Nos minutos finais o Tremendão passou a crescer mais no jogo com os espaços do Bahia. Aos 38 minutos, Hugo Freitas teve liberdade para chutar da entrada da área e ver a bola passar com perigo da trave de Júnior.

A pressão do Bahia de Feira no jogo estava bem intensa. Com 45 minutos, Jonathan David fez o cruzamento do lado esquerdo para dentro da área, Adriano desviou e Marcone Pelé finalizou, mas parou na linda defesa de Júnior, que se esticou para jogar para escanteio a chance do empate do Tremendão.

O Bahia conseguiu se segurar até o final do jogo e garantiu a vantagem para a próxima partida.

Análise do Bahia na partida

Foi um daqueles jogos que pareciam mais de primeira fase do que uma semifinal de Baiano. O futebol apresentado foi muito fraco e entediante de assistir. Aparentemente, ambas as equipes levaram a partida tão pouco a sério que pela intensidade parecia ser um jogo-treino. 

O gol marcado em nada alterou a postura das equipes. Pelo contrário, já que com resultado em mãos, o Bahia recuou bastante, mas apesar de usufruir disso, o Bahia de Feira pouco apresentou em campo para igualar o marcador, apesar de ter criado algumas boas chances de igualar o marcador. O que parecia era que tanto Bahia quanto Bahia de Feira estavam contentes com o placar.

Tomara que o próximo confronto entre ambas as equipes entregue pelo menos 50% de jogo de futebol. Não é nenhum exagero dizer que as equipes machucaram mais a bola do que a trataram com carinho. Pela circunstância do resultado, o Bahia de Feira terá que reverter a vantagem e o Bahia precisará se segurar para avançar a final. Que a promessa de um bom jogo não fique apenas na promessa.


Comentários