Em entrevista, Primeiro-ministro afirma que as Olimpíadas nunca foram prioridade para o Japão

Após cancelamento de visita do presidente do COI, Yoshihide Suga diz que saúde e segurança da população estão em primeiro lugar

[Em entrevista, Primeiro-ministro afirma que as Olimpíadas nunca foram prioridade para o Japão]

FOTO: Reprodução/Globo Esporte

Diante de um cenário político desfavorável e desafiador por conta do aumento de casos de Covid-19, o Primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga afirmou em entrevista que nunca colocou a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio como prioridade. Recentemente, uma pesquisa de opinião mostrou que mais de 60% da população prefere que as Olimpíadas sejam canceladas, contra 35% que acreditam que o evento pode ser realizado a partir de 23 de julho. 

"Nunca coloquei as Olimpíadas em primeiro lugar. Minha prioridade tem sido proteger as vidas e a saúde da população japonesa. Em primeiro lugar temos que evitar a disseminação do vírus", disse Suga, ao ser perguntado sobre o atual cenário de impopularidade em que o evento esporte está cercado atualmente.

Dentre as principais medidas do governo em conjunto com o Comitê Organizador estão o veto a torcedores residentes no exterior, algo que causará um impacto econômico enorme aos cofres japoneses, mas que certamente facilitará o controle da pandemia. Além disso, o governo também ampliou o estado de emergência em Tóquio e de prefeituras vizinhas para 31 de maio, o que impõe uma série de restrições de circulação.

A medida provocou o adiamento da visita do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. Havia a expectativa de que ele conduzisse a tocha quando o revezamento passasse por Hiroshima na próxima semana, mas agora o alemão só deve ir ao Japão em junho. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!