Bahia bate Corinthians na Fonte Nova e deixa zona de rebaixamento do Brasileirão
Tricolor constrói resultado na primeira etapa e apenas administra o placar na segunda

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia
O Bahia conseguiu deixar a zona de rebaixamento. Em jogo adiado da 30ª rodada do Brasileirão, o Tricolor bateu o Corinthians por 2 a 1, em confronto disputado na noite desta quinta-feira (28), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Resultado faz o Esquadrão deixar o Z-4 e subir para 16ª posição, com 35 pontos, enquanto o Corinthians cai para 9ª posição, com 45 pontos.
Foi uma primeira etapa de altos e baixos na Fonte Nova. Se em um primeiro momento o Corinthians parecia dominar a partida sem maiores dificuldades, criando boas chances, organizado defensivamente e sem sofrer ameaças pelo Bahia, o cenário mudou no decorrer do jogo. O Tricolor, que pouco chegava ao ataque, mudou a postura após abrir o placar e passou a equilibrar as ações do jogo, até conseguir construir um bom resultado antes do intervalo.
O primeiro chute a gol já foi dado com um minuto e meio de jogo. Após cruzamento pelo lado direito de Araos, a zaga Tricolor bateu cabeça e a bola sobrou para Mosquito, que bateu forte para o gol, mas Doulgas conseguiu defender. Na sequência da jogada, foi marcada irregularidade de Jô no lance.
A nova boa oportunidade veio acontecer aos 20 minutos. Após lançamento pelo lado direito, a bola sobrou mais uma vez com Mosquito dentro da área, e o atacante finalizou cruzado e a bola passou rente ao gol de Douglas.
Aos 28 minutos, Jô teve uma chance claríssima de abrir o placar. Após pela jogada de Araos pelo lado esquerdo, o passe encontrou o atacante, que entrou na área e finalizou para o gol, mas Douglas fechou o ângulo e conseguiu jogar para escanteio.
Aos 30 minutos, quando ainda não havia dado um chute a gol, o Tricolor conseguiu abrir o placar. Após cobrança de falta para dentro da área, Cássio afastou mal a bola, que sobrou nos pés de Ronaldo finalizar para o gol e ver Gilberto desviar para o fundo das redes vazias, para abrir o placar.
Com resultado embaixo do braço, o Bahia procurou controlar o resultado e recuou ao campo de defesa, como fez durante boa parte da partida, enquanto o Corinthians tentava se reorganizar e seguir chegando com perigo.
O Tricolor tratou de encaminhar o resultado antes da ida para o intervalo já nos acréscimos. Aos 49 minutos, após descida em velocidade, Ramírez ficou com a bola, fez fila na defesa do Corinthians e chutou forte, rasteiro, para anotar o segundo do Bahia na partida.
Sem maiores novidades, o árbitro apontou o centro de campo, decretando o fim da primeira etapa.
O Tricolor teve a oportunidade mais clara de já matar o jogo logo no começo da segunda etapa. Aos dois minutos, Rossi avançou em velocidade no contra-ataque, cruzou para dentro da área, e Thiago, livre de marcação, chutou para o gol, mas Cássio se jogou na bola para evitar o terceiro gol. Uma chance inacreditável.
O Bahia correu perigo aos quatro minutos, quando após erro na defesa, Fágner conseguiu ficar com a posse de bola e cruzou para o meio da área buscando Jô, mas Ernando apareceu antes, desviando para escanteio.
O jogo caiu um pouco em qualidade técnica na segunda etapa. O Corinthians demonstrava um certo nervosismo na partida, apesar de ter crescido de produção, enquanto o Bahia ficava fechado no campo de defesa, apenas aguardando um erro do Timão para sair em velocidade no contra-ataque.
O Timão só voltou a chegar com perigo novamente aos 17 minutos. Após erro de passe no meio campo do Bahia, Gabriel ficou com a posse de bola e disparou em velocidade, arriscando de fora da área um chute forte, mas muito alto, que Douglas chegou a desviar para fora com a ponta dos dedos.
Juninho Capixaba teve outra boa chance de dar números finais ao jogo, aos 25 minutos, quando disparou em velocidade para o ataque, ficou cara cara com Cássio, mas tocou errado para o gol e permitiu a recuperação da defesa do Corinthians.
Por não ter marcado o gol, o Bahia foi punido pouco tempo depois. Aos 26 minutos, Gabriel Pereira subiu com velocidade ao ataque e deu belo passe em profundidade para dentro da área e o xará Gabriel chutou cruzado, na saída de Douglas, para diminuir o placar.
O Tricolor tentou responder pouco tempo depois, aos 27 minutos. Thiago arriscou de fora da área, buscando o cantinho do gol de Cássio, mas o goleiro corinthiano se esticou todo e conseguiu jogar a bola para escanteio.
Gilberto desperdiçou mais uma boa chance aos 33 minutos, em contra-ataque em velocidade. O atacante entrou na área, mas finalizou em cima de Cássio.
Como era de se esperar por estar atrás do placar, o Corinthians foi para o tudo ou nada em busca do empate. O time ensaiou uma pressão que se prolongou até os minutos finais, mas não conseguiu marcar novamente. Com isso, o Tricolor conseguiu sair vitorioso.


