Bahia bate recorde no abate de suínos e produção de leite no segundo trimestre
Produção de ovos recua no mesmo período

Foto: Reprodução / Freepik
A Bahia teve recorde para o abate de suínos e a produção de leite no segundo trimestre deste ano. De abril a junho, foram abatidos 34.657 suínos no estado e produzidos 117,679 milhões de litros de leite.
Os números das Pesquisas Trimestrais da Pecuária, divulgadas hoje (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o abate de bovinos cresceu e o de frangos caiu no estado, tanto em comparação ao primeiro trimestre deste ano (0,9% e -3%, respectivamente) quanto em relação ao segundo trimestre de 2019 (2,2% e -5,4%, respectivamente).
No país como um todo, o estado de Santa Catarina continua liderando o abate de suínos, com 26,8% da participação nacional, seguido por Paraná (20,0%) e Rio Grande do Sul (18,5%). A Bahia responde por 0,3% do total.
O estado da Bahia representa 3,6% do abate bovino nacional. Na liderança, está o estado de Mato Grosso, com 17,8% da participação nacional no segundo trimestre do ano. O Paraná continua liderando o abate de frangos, com 32 % da produção nacional no mesmo período. A Bahia respondeu por 1,9% dos frangos abatidos no país nesse período.
Ovos
A produção baiana de ovos de galinha recuou novamente tanto em relação ao primeiro trimestre de 2019 (-5,0%) quanto em comparação ao segundo trimestre do ano passado (-5,3%). Assim como ocorreu no abate de frangos, foi o segundo trimestre de recuo generalizado na produção de ovos no estado.
O estado de São Paulo segue como maior produtor de ovos do país, com 28,9% do total nacional no segundo trimestre de 2019. A Bahia representa 1,1% da produção brasileira.