• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Setor de Serviços na Bahia cresce de junho para julho, mas acelera queda no acumulado do ano

Setor de Serviços na Bahia cresce de junho para julho, mas acelera queda no acumulado do ano

Volume de Transportes recua pelo segundo mês consecutivo

Às

Setor de Serviços na Bahia cresce de junho para julho, mas acelera queda no acumulado do ano

Foto: Reprodução / Freepik

Após ter registrado dois resultados negativos consecutivos (-2,3% de abril para maio e -1,0% de maio para junho), o setor de serviços na Bahia cresceu 2,3% do mês de junho para julho. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quinta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima da média nacional (0,8%) nessa comparação.

No país como um todo, o volume do setor de serviços, neste mesmo período, caiu apenas em Pernambuco (-0,7%) e Rondônia (-0,4%) e teve os maiores avanços em Tocantins (12,2%) e no Acre (9,9%).

Quando a comparação é em relação ao mês de julho do ano passado, o volume de serviços, no estado, teve o segundo maior recuo do país (-5,0%), acima apenas da queda registrada em Mato Grosso (-5,2%) e um resultado bem pior que o do país como um todo (1,8%).

Tanto no acumulado no ano de 2019 quanto em 12 meses, o setor de serviços na Bahia acelerou o ritmo de queda , chegando a -1,2% e -1,5% respectivamente. Ambos os resultados continuam aquém da média nacional.

Atividades

No mês de julho, 4 das 5 atividades de serviços tiveram quedas de volume na Bahia, puxadas pelos transportes (-8,6%) que recuaram pelo segundo mês consecutivo. A maior retração foi registrada entre os outros serviços (-13,5%), que tiveram o quarto recuo consecutivo.

O volume de serviços prestados às famílias (3,5%) foi o único que teve avanço na Bahia, cresceu pelo terceiro mês seguido. Os serviços ligados ao turismo avançam tanto em comparação ao mês de junho (0,3%) quanto na comparação com julho de 2018 (5,8%), em ambos os casos o terceiro resultado positivo seguido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário