Bahia encerra 2022 com 48 novos parques eólicos em operação
Equipamentos inseriram 1,3 GW a potência instalada no estado

Foto: Reprodução/Pixabay
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que a Bahia encerrou o ano de 2022 com 48 novos parques eólicos em operação. Esses equipamentos inseriram 1,3 Gigawatts (GW) a potência instalada no estado, que atualmente conta com um total de 6,9 GW. Esse é o maior recorde registrado desde que o primeiro parque eólico entrou em operação na Bahia, em 2012.
De acordo com cálculos da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), os 48 novos parques investiram cerca de R$ 5,2 bilhões, com a capacidade de gerar, em média, 13,7 mil empregos em toda a cadeia produtiva. Os 261 parques já investiram no estado mais de R$ 27 bilhões e geraram aproximadamente 70 mil empregos. Outros 190 parques estão com construção iniciada ou com construção prestes a iniciar. Quando eles estiverem em operação farão a Bahia ultrapassar 14 GW em potência instalada.
Bahia é líder nacional
A Bahia mantém a liderança na geração total anual de energia eólica (31,94%) e solar (27,82%) da geração nacional, conforme dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O Estado é líder também na comercialização dos leilões de energia eólica e solar, abrangendo respectivamente 32,58% e 18,97% de todos os empreendimentos comercializados.
Já a energia solar fotovoltaica, segunda maior fonte brasileira em potência instalada, tem 45 parques em operação na Bahia, com 1,3 GW de potência instalada. São 233 parques solares fotovoltaicos em construção ou com construção prestes a iniciar, que terão 9 GW de capacidade instalada.


