• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia inicia atendimento por ordem de chegada para nova Carteira de Identidade Nacional nesta segunda (1º)

Bahia inicia atendimento por ordem de chegada para nova Carteira de Identidade Nacional nesta segunda (1º)

Confira os postos e pontos do SAC

Por Da Redação
Às

Atualizado
Bahia inicia atendimento por ordem de chegada para nova Carteira de Identidade Nacional nesta segunda (1º)

Foto: Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Créditos: Divulgação/ Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal

O atendimento por ordem de chegada para nova Carteira de Identidade Nacional  (CIN) começa a ser realizado nesta segunda-feira (1º) em seis postos e quatro ponto da Rede do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) na Bahia.

A novidade vai estar disponível na capital nos postos do SAC Barra, Comércio e Pituaçu, e no interior do estado nas cidades de Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus. O atendimento será sempre no turno vespertino com a entrega de senhas começando a partir das 11h, com exceção do posto da Barra, que começa às 12h.

O atendimento por agendamento continuará disponível nesses locais apenas pela manhã, podendo ser solicitado previamente através do aplicativo ou do site do SAC.

No caso dos pontos do SAC Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estevão, o atendimento por ordem de chega ocorrerá durante todo o expediente com as senhas sendo distribuídas a partir de 7h, com exceção de Pilão Arcado que terá início às 8h.

Para fazer o documento é necessário comparecer ao SAC com a certidão original de nascimento ou de estado civil atualizada.

A primeira via da nova CIN é gratuita e tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Será possível incluir ainda o número da CNH, da carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, bem como condições de saúde e informações relacionadas ao tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. A inclusão do nome social também é uma das novidades.

Além da versão impressa, a CIN terá uma versão digital que ficará disponível no GOV. BR. Um QRCode também estará presente para a verificação de autenticidade e de dados.

A validade da carteira é de acordo com a idade. No caso de pessoas de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos; a partir dos 12 até os 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos. A validade é indeterminada a partir dos 60 anos.

A nova CIN passará a ser obrigatória para os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.