• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Bahia notifica sete casos suspeitos de Mpox em 2026 e confirma um caso importado

Bahia notifica sete casos suspeitos de Mpox em 2026 e confirma um caso importado

De acordo com a Secretaria de Saúdem cinco dessas ocorrências foram descartadas

Por Da Redação
Às

Bahia notifica sete casos suspeitos de Mpox em 2026 e confirma um caso importado

Foto: Ilustrativo/Ministério da Saúde

A Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), informou que sete casos foram notificados como suspeitos de Mpox na Bahia em 2026. As notificações seguem o fluxo de vigilância que prevê comunicação imediata, investigação epidemiológica e confirmação laboratorial específica, em articulação com o CIEVS Bahia e com apoio do Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz (Lacen-BA).

Após a conclusão das análises laboratoriais e da investigação dos casos, a Secretaria detalhou os desfechos. Um dos registros, envolvendo uma mulher atendida em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, foi reclassificado. Inicialmente tratado como suspeita de Mpox, o caso teve diagnóstico confirmado para varicela e foi atualizado nos sistemas oficiais conforme os critérios vigentes.

Outro caso envolve um homem de Osasco, em São Paulo. Ele já chegou à Bahia apresentando sintomas e apontou o estado paulista como provável local de infecção. Por esse motivo, o registro é tratado como caso importado. O CIEVS Bahia solicitou ao Ministério da Saúde a retificação do estado de notificação para São Paulo, permanecendo na Bahia apenas o registro do atendimento realizado em Salvador.

Com a consolidação dos dados de 2026, o balanço aponta cinco casos descartados após resultado laboratorial negativo, um caso reclassificado para varicela e um caso confirmado de Mpox considerado importado, com processo de retificação em andamento. Até o momento, não há registro de óbito por Mpox na Bahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.