Bahia perde para o Grêmio e pode entrar na zona de rebaixamento na rodada

Tricolor chega a sétima derrota consecutiva no Brasileiro e vê risco de entrar no Z-4 cada vez mais real

Por Da Redação
Ás

Bahia perde para o Grêmio e pode entrar na zona de rebaixamento na rodada

Foto: Rafael Machaddo / EC Bahia

O Bahia chegou a sétima derrota consecutiva no Brasileirão. O Tricolor baiano foi derrotado pelo Grêmio por 2 a 1, em confronto disputado na noite desta quarta-feira (6), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e válido pela 29ª rodada do Brasileirão. Com resultado, o Esquadrão permanece na 16ª colocação, com 28 pontos somados, mas pode entrar no Z-4 na rodada, caso o Vasco vença o Atlético Goianiense amanhã. Já o Grêmio entra no G-4, e aparece na quarta colocação, com 48 pontos somados.

A primeira etapa foi jogada de igual para igual entre os dois times. Se no começo da partida o Grêmio impunha a superioridade, com mais posse de bola e constantemente chegando ao campo de ataque, mesmo não pode se dizer após abrir o marcador sobre o Bahia. O Tricolor baiano não se abateu depois de ser vazado no jogo. Manteve tranquilidade, trocou passes com organização no campo de ataque, quase não sofreu na defesa, e teve chances claras de empatar o jogo.

A primeira boa chance do jogo foi do Grêmio. Aos seis minutos, Alisson cruzou pelo lado direito e Diego Souza se antecipou a Douglas, mas cabeceou pela linha de fundo.

O Grêmio já estava melhor na partida e era o único que se comportava com uma postura para vencer a partida. Sendo assim, não demorou para que abrisse o placar.

Aos 15 minutos, Jean Pyerre fez lançamento preciso em profundidade para Diogo Barbosa, que levantou para área, e Vanderson, livre de marcação, testou de cabeça, encobrindo Douglas, e abrindo o placar em Porto Alegre.

O Tricolor baiano tentou responder rapidamente. Aos 18 minutos, após levantamento de Nino Paraíba para área, a zaga gremista afastou mal e a bola sobrou para Ernando, que emendou um voleio, mas não deu dificuldades de defesa para Vanderlei, que encaixou a bola.

O Bahia não se abalou com o gol sofrido e tentou mais uma vez chegar ao empate. Aos 20 minutos, após subida ao campo de ataque, Gilberto rolou a bola para Daniel chegar batendo de fora da área, colocado, e exigir que Vanderlei espalmasse para o lado para evitar a igualdade no placar.

O Esquadrão conseguiu chegar ao empate em um lindo gol de Gilberto aos 25 minutos. O atacante recebeu belo lançamento e chutou de longe, para marcar um golaço, mas após consulta ao VAR, foi constatado que o atacante estava a frente do zagueiro, e o gol foi anulado.

É importante destacar que mesmo o Grêmio sendo melhor na partida, o Bahia conseguiu igualar as ações do jogo após sofrer o gol. Com bola no chão e mais organização na troca de passes, o Tricolor viu as chances surgirem naturalmente na partida.

Aos 34 minutos, Ronaldo teve boa chance de levar perigo ao gol de Vanderlei, em chute de fora da área, mas como foi no centro do gol, o goleiro apenas espalmou para o lado sem maiores problemas.

O Grêmio, que não tinha criado tantas chances, voltou a chegar com perigo aos 35 minutos. Alisson recebeu dentro da área, cortou a zaga, mas na hora da finalização foi travado.

Antes da ida para o intervalo, o Bahia ainda teve uma oportunidade excelente de igualar o placar. Aos 48 minutos, Gilberto recebeu passe em profundidade, e cara cara com Vanderlei, chutou para fora. Inacreditável a chance perdida pelo atacante.

Diante disso, o placar não foi alterado até a ida para o intervalo.

Na volta para o segundo tempo, o Bahia já começou buscando o campo de ataque logo nos minutos iniciais.

Logo com um minuto de partida, Daniel pegou a sobra de bola da defesa do Grêmio e finalizou forte para o gol, obrigando Vanderlei a fazer uma bela defesa e jogar a bola para escanteio. Na sequência do lance, a bola sobrou para Anderson Martins, que ajeitou e finalizou da entrada da área, a bola desviou na zaga do Grêmio e foi morrer no fundo das redes de Vanderlei. Era o empate do Esquadrão no jogo.

O Bahia melhorou o rendimento no ataque mesmo antes de empatar a partida, mas defensivamente seguia cometendo os mesmos erros de sempre.

Aos oito minutos, o Grêmio teve uma falta em dois toque para cobrar perto da área. Na cobrança, Diego Souza recebeu e bateu forte para o gol, a bola desviou, Douglas ainda chegou a tocar na bola, mas viu ela ir para as redes.

Depois do gol marcado, a partida caiu um pouco de produção. Com jogo nas mãos e sem ser ameaçado pelo Bahia no jogo. O Grêmio trocava passes com tranquilidade, enquanto tentava encontrar espaços na defesa do Tricolor baiano, para chegar novamente com perigo. Já o Time de Dado Cavalcanti promoveu substituições para tentar mudar o esquema de jogo e voltar a ser a equipe que deu trabalho na primeira etapa, mas pouco obteve sucesso nas tratativas.

Sem maiores emoções no jogo, a partida terminou com triunfo do Grêmio sobre o Bahia.

Pepê teve a chance de matar o jogo aos 43 minutos. O atacante recebeu pelo lado esquerdo e bateu do bico da grande área, a bola foi com muito perigo para fora.

A próxima partida do Bahia no Brasileirão será no domingo (10), às 18h15, contra o Atlético Goianiense, no estádio Antônio Accioly. Já o Grêmio joga um dia antes, contra o Fortaleza, no Castelão, às 21h.

Análise do Bahia na partida

A derrota de hoje expôs um Bahia que tem sido cada vez mais constante ao longo do Brasileirão: Um time eficiente no ataque, e vulnerável na defesa. O Tricolor jogou de igual para igual com o Grêmio, finalizou mais na direção ao gol, criou oportunidades melhores, mas viu o setor defensivo ser um protagonista negativo em mais uma partida. Organizado em alguns momentos da partida, a qualidade técnica dos defensores falou mais alto nos momentos mais decisivos do jogo.

É difícil ver um horizonte favorável para o Bahia. O time comete as mesmas falhas de sempre, e parece que não há qualquer perspectiva de correção ou melhora. A recomposição defensiva segue muita espaçada, lenta, com laterais expostos e zagueiros falhando no posicionamento. E isso tem se repetido direto.

A missão do Bahia para escapar do rebaixamento será dura. O time corre o risco de entrar para o grupo dos quatro últimos na rodada e com isso a pressão será aumentada. Importante situar o torcedor Tricolor que essa agonia será até o fim do campeonato, já que o time não dá qualquer sinal de mudança de postura ou reação imediata.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.