Bahia recebe o Porto e pode consolidar liderança do Baiano

Líder isolado e 100% no estadual, Tricolor joga na Fonte Nova e mira vantagem decisiva na reta final da primeira fase.

Por Samara Figueiredo
Às

Atualizado
Bahia recebe o Porto e pode consolidar liderança do Baiano

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

O Bahia entra em campo neste domingo, às 18h30, na Arena Fonte Nova, podendo dar um passo importante para firmar a liderança do Campeonato Baiano. Invicto na temporada, o Tricolor soma cinco vitórias em cinco jogos no estadual e chega embalado após vencer no Brasileiro e já somar seis partidas sem perder em 2026.

Com 15 pontos conquistados, o Tricolor lidera a competição com folga e tem sete pontos de vantagem sobre o Barcelona de Ilhéus, segundo colocado. Restando apenas quatro rodadas para o fim da primeira fase, uma nova vitória pode deixar o Bahia muito próximo de confirmar a melhor campanha do torneio, fator decisivo diante do novo regulamento, que prevê jogos únicos nas semifinais e na final, com mando de campo para o time de melhor desempenho.

Para o compromisso diante do Porto, o técnico Rogério Ceni já sinalizou que deve promover mudanças na equipe. A ideia é preservar atletas mais desgastados e dar rodagem ao elenco.

“Para domingo, o que eu te digo é que nós provavelmente não usaremos esses atletas que iniciaram o jogo de hoje. E aí nós faremos uma mescla dentro do que a gente tem, do restante do grupo, dos garotos, mais dos jogadores que não jogaram, para fazer um time para jogar o domingo, deixando todo mundo com ritmo de jogo, recuperando todo mundo e tendo energia para quinta-feira também, quando tem o jogo contra o Fluminense”, explicou o treinador.

O adversário da vez vive um cenário de alerta, mesmo figurando no G-4 do Campeonato Baiano. O Porto acumula quatro empates consecutivos e venceu apenas uma vez na competição, ainda na rodada de abertura. Para seguir entre os quatro primeiros e tentar surpreender o líder, a equipe do extremo sul do estado tende a adotar uma postura mais reativa. Do lado Tricolor, a proposta segue clara. “Acho que a gente vai sempre por um jogo mais ofensivo, a gente não pensa tanto no defensivo num jogo desse do Baiano, a gente sempre tenta fazer o gol e buscar o triunfo. Então acho que a questão defensiva é mais prestar atenção nos contra-ataques e tentar jogar para frente”, destacou o zagueiro Fredi, em entrevista coletiva pré-jogo.

Com sete pontos somados, a equipe de Porto Seguro segue entre os quatro primeiros, mas pode se afastar da zona de classificação em caso de derrota na Fonte Nova.

Diante do cenário, o Bahia vê a partida como mais uma oportunidade de manter os 100% de aproveitamento e construir vantagem estratégica na reta decisiva do estadual, mirando não apenas a liderança, mas também o mando de campo nas fases eliminatórias.

Transmissão: TVE Bahia 

Arbitragem

Árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista 
Assistente 01: Luanderson Lima dos Santos 
Assistente 02: José dos Santos Amador 
4º Árbitro: Rafael Guimarães dos Reis

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.