• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia recebe primeiro lote de novo medicamento para tratamento do câncer de mama pelo SUS

Bahia recebe primeiro lote de novo medicamento para tratamento do câncer de mama pelo SUS

O fármaco é indicado para casos de câncer de mama HER2-positivo

Por Da Redação
Às

Bahia recebe primeiro lote de novo medicamento para tratamento do câncer de mama pelo SUS

Foto: Ministério da Saúde

Em outubro, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, o Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote do Trastuzumabe Entansina, medicamento de última geração incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da doença.

O fármaco é indicado para casos de câncer de mama HER2-positivo, uma forma mais agressiva da enfermidade caracterizada pela multiplicação acelerada das células tumorais.

A remessa, composta por 11.978 unidades (6.206 de 100 mg e 5.772 de 160 mg), chegou ao país no dia 13 de outubro, pelo Aeroporto de Guarulhos (SP). Desse total, 724 frascos serão destinados à Bahia e entregues ao estado nesta quinta-feira (23). O medicamento será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela distribuição conforme os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas em vigor.

No total, estão previstos quatro lotes do Trastuzumabe Entansina. As próximas entregas ocorrerão em dezembro de 2025, março de 2026 e junho de 2026. Com isso, o Ministério da Saúde garantirá o atendimento de 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS, beneficiando 1.144 pacientes ainda em 2025.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.