• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia registra queda de 22% em mortes violentas no primeiro trimestre de 2026, diz SSP

Bahia registra queda de 22% em mortes violentas no primeiro trimestre de 2026, diz SSP

Relatório também aponta quedas em roubos e furtos

Por Da Redação
Às

Atualizado
Bahia registra queda de 22% em mortes violentas no primeiro trimestre de 2026, diz SSP

Foto: Reprodução/ SSP

A Bahia teve uma redução de 22% nas mortes violentas em todo o estado em comparação com o primeiro trimestre de 2025. Desse número, em Salvador, a queda foi de 29%.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), por meio do Balanço Trimestral da Segurança Pública na Bahia 2026, nesta quarta-feira (8).

Além de Salvador, a Região Metropolitana (RMS) também teve uma queda considerável de 18,5%, e no interior do estado, 20,6% no número de violência letal.

O relatório aponta outras reduções nos índices de criminalidade e registra aumento na produtividade policial.

Crimes contra o patrimônio

  • Roubo de veículos: queda de 30,9%.

  • Furto de veículos: redução de 11,3%.

  • Roubo a ônibus: diminuição de 15,4%.

  • Não houve registro de roubos a bancos no período

As informações do balanço destacam o combate ao narcotráfico, investimentos em tecnologias e treinamento de pessoal para diversas diligências de forças policiais.

Produtividade policial e tecnologia

  • Prisões: foram realizadas 9.381 prisões, uma média de 104 por dia, representando um aumento de 9,1% em relação ao ano anterior.

  • Lideranças Criminosas: 36 lideranças foram encontradas, incluindo 4 na Bolívia e 3 integrantes do "Baralho do Crime".

  • Reconhecimento Facial: A ferramenta auxiliou na captura de 658 foragidos (média de 7 por dia) e na localização de 14 pessoas desaparecidas em 2026.

  • Apreensão de Armas: foram apreendidas 1.994 armas (média de 22 por dia), incluindo 24 fuzis.

  • Combate ao Tráfico: foram apreendidas 7,8 toneladas de drogas, 721.480 pés de maconha e 9 laboratórios foram desarticulados.

Ademais, o balanço não contabilizou nenhuma morte violenta em festas populares (Festival Virada Salvador, Lavagem do Bonfim, Carnaval e Festa de Yemanjá) deste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.