Bahia registra retração de 8,8% nas exportações no 1º semestre

Resultado acontece em virtude da pandemia

[Bahia registra retração de 8,8% nas exportações no 1º semestre]

FOTO: Cotrijal/Divulgação

Segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Bahia teve uma redução de 8,8% nas exportações do primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado é decorrente da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Ainda segundo a SEI, a redução se dá pela retração nos preços internacionais, relacionados a segmentos da exportação baiana, já que houve aumento de 30,8% no volume de produtos no mesmo semestre.

De acordo com o órgão, o que tem assegurado as exportações são os setores de soja, algodão, derivados do petróleo, metais preciosos, minerais e equipamentos para indústria eólica, que correspondem a 52,5% das exportações total. Mesmo com queda nas exportações totais, os embarques subiram para a China (2%), Cingapura (69%), Turquia (365%) e Paquistão (80%), também em comparação com o mesmo período de 2019.

A SEI disse ainda que a desvalorização do real contribuiu para conter as compras externas. Apesar dos resultados ruins, a SEI destacou a expansão de alguns setores do agronegócio, como por exemplo soja, algodão, especiarias, fumo e carne de aves, além de derivados de petróleo, minerais, metais preciosos e de máquinas ligadas à produção de energia eólica.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!