Bahia registrou mais de 90 casos de raiva em animais até o mês de novembro
Última ocorrência em Salvador aconteceu em novembro, após 20 anos da última notificação

Foto: Divulgação / Instituto Butantan (Imagem ilustrativa)
A Bahia registrou 93 casos de raiva em animais de janeiro a novembro de 2025, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta quinta (4). O balanço foi divulgado ao g1.
Entre os casos, a maioria foi registrada em morcegos (32), bovinos (24) e equinos (19). Fevereiro foi o mês com mais ocorrências, registrando 14 casos. Em seguida janeiro, com 12 casos, e novembro com 11. Nomes das cidades que tiveram os registros não foram divulgados.
Em novembro o número supera os registros dos últimos anos. O crescimento é de 97% desde 2021, quando foram registrados 47 casos.
Em novembro, um dos casos aconteceu em Salvador: Filhote de cachorro morreu aos três meses de vida, após ser adotado. A suspeita é de que o cão teve contato com animais silvestres antes da adoção. A cidade não possuía registros desde 2005.
Já em humanos, o último caso registrado na Bahia aconteceu em 2017, na cidade de Paramirim. A vítima foi infectada por um morcego.
A Prefeitura de Salvador emitiu um alerta epidemiológico nesta quarta (3). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda que tutores mantenham a vacina de cães e gatos acima dos três meses de idade, além de evitar contato com animais silvestres vivos ou mortos.
SAIBA MAIS:


