Bahia: saiba o que pode e não pode funcionar durante o "lockdown" neste final de semana

Medida passa a valer a partir das 17h desta sexta (26) até segunda (1)

Por Da Redação
Às

Bahia: saiba o que pode e não pode funcionar durante o "lockdown" neste final de semana

Foto: Divulgação

Em função do "lockdown" decretado pelo Governo da Bahia, em conjunto com as prefeituras das cidades baianas, diversos estabelecimentos e serviços terão funcionamento suspenso.

A medida passa a valer a partir das 17h desta sexta (26) e fica em vigor até as 5h da segunda-feira (1), para todas atividades não essenciais, ou seja, que não estão relacionadas com as áreas da saúde pública, alimentação e segurança. 

O decreto tem como objetivo conter o avanço da covid-19 no estado e reduzir a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusiva para pacientes infectados.

A partir das 17h desta sexta (26), o comércio de rua será fechado e não poderá funcionar até as 5h da segunda (1). O mesmo vale para os bares e restaurantes, que serão fechados às 18h, e para os shoppings, galerias e demais centros comerciais, que serão encerrados às 19h. A medida é feita de forma gradual para evitar aglomeração no transporte público. As atividades deverão se encerram 30 minutos antes do horário do decreto.

Já os serviços de alimentação por delivery poderão funcionar até 00h. Mercados e padarias podem funcionar até as 20h.

Durante o período do "lockdown", está proibida a venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento comercial, inclusive supermercados e delivery. Também ficam suspensos, até a segunda (1), eventos e atividades, que envolvam aglomerações, como atividades religiosas e cerimônias de casamento, por exemplo. A suspensão vale independentemente do número de pessoas.

Vale ressaltar que o estado também decretou toque de recolher, que restringe a circulação de pessoas em vias públicas das 20h às 5h, com exceção das pessoas que precisam de serviços essenciais desde que fique comprovada a urgência. 

Ainda segundo o decreto, podem funcionar normalmente os terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários; os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; delivery de farmácia e atividades profissionais de transporte de privado de passageiros.

Transporte
Ônibus metropolitanos e o metrô deverão encerrar as atividades das 20h30 às 5h, de sexta (26) a segunda (1º). Já o ferry-boat e lanchas funcionam até a sexta (26), às 20h30, e só retomam a operação na segunda (1º) a partir das 5h, portanto, não funcionam no final de semana. Os ônibus intermunicipais poderão circular normalmente.

Ficam autorizados os serviços necessários ao funcionamento de indústrias, do setor eletroenergético e dos centros de distribuição, bem como o deslocamento dos trabalhadores dos setores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.