Bahia segue entre os líderes em investimentos e mantém equilíbrio fiscal
Dados foram divulgados pelo secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, nessa terça-feira (18)

Foto: Pedro Moraes/GOVBA
O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, apresentou nessa terça-feira (18), as contas do Estado da Bahia em 2022 em uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Entre os destaques, estão o equilíbrio fiscal, a dívida em queda e a manutenção da Bahia entre os estados líderes em investimentos públicos no país.
A dívida consolidada líquida do governo baiano corresponde hoje a apenas 30% da receita corrente líquida, um dos mais baixos patamares de endividamento do país e o menor nível histórico na Bahia em duas décadas. O estado investiu R$27,5 bilhões entre 2015 e 2022, mantendo o segundo lugar no país em investimentos, atrás apenas de São Paulo.
Em 2023, o investimento já alcançou R$1,76 bilhão nos primeiros cem dias de gestão do governador Jerônimo Rodrigues. O Estado segue enfrentando desafios relacionados a um cenário global de dificuldades econômicas, mas a orientação do governador é a de preservar o equilíbrio das contas e continuar investindo, agora com mais ênfase no aprimoramento da gestão da infraestrutura já implantada e na atração de novos investimentos privados, incluindo a ênfase no desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas. A Bahia também se destaca por ser um dos estados mais eficientes em quitar suas despesas e manter suas obrigações financeiras em dia, com apenas 1% de obrigações pendentes.