• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia segue entre os líderes em investimentos e mantém equilíbrio fiscal

Bahia segue entre os líderes em investimentos e mantém equilíbrio fiscal

Dados foram divulgados pelo secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, nessa terça-feira (18)

Por Da Redação
Às

Bahia segue entre os líderes em investimentos e mantém equilíbrio fiscal

Foto: Pedro Moraes/GOVBA

O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, apresentou nessa terça-feira (18), as contas do Estado da Bahia em 2022 em uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Entre os destaques, estão o equilíbrio fiscal, a dívida em queda e a manutenção da Bahia entre os estados líderes em investimentos públicos no país.  

A dívida consolidada líquida do governo baiano corresponde hoje a apenas 30% da receita corrente líquida, um dos mais baixos patamares de endividamento do país e o menor nível histórico na Bahia em duas décadas. O estado investiu R$27,5 bilhões entre 2015 e 2022, mantendo o segundo lugar no país em investimentos, atrás apenas de São Paulo. 

Em 2023, o investimento já alcançou R$1,76 bilhão nos primeiros cem dias de gestão do governador Jerônimo Rodrigues. O Estado segue enfrentando desafios relacionados a um cenário global de dificuldades econômicas, mas a orientação do governador é a de preservar o equilíbrio das contas e continuar investindo, agora com mais ênfase no aprimoramento da gestão da infraestrutura já implantada e na atração de novos investimentos privados, incluindo a ênfase no desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas. A Bahia também se destaca por ser um dos estados mais eficientes em quitar suas despesas e manter suas obrigações financeiras em dia, com apenas 1% de obrigações pendentes.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.