Bahia segura empate contra Santa Fé na Argentina e se garante nas quartas da Sul-Americana

Tricolor agora espera o vencedor da partida entre Defensa y Justicia e Vasco para conhecer próximo adversário

[Bahia segura empate contra Santa Fé na Argentina e se garante nas quartas da Sul-Americana]

FOTO: Bruno Queiroz / EC Bahia

O Bahia está nas quartas de final da Sul-Americana. O Tricolor empatou em 0 a 0 com o Unión Santa Fé, em confronto disputado na noite desta terça-feira (1), no estádio 15 de abril, na Argentina, pela partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Como havia vencido o jogo de ida na Fonte Nova por 1 a 0, o time baiano assegurou a classificação. Agora o Tricolor espera o vencedor da partida entre Vasco e Defensa y Justicia para conhecer o adversário na próxima fase.

A partida trouxe duas equipes com propostas distintas de jogo. O Bahia marcava muito a troca de passes do Santa Fé, mas deixava espaços que o time argentino aproveitava bem, principalmente pelo lado direito, além do que, o Tricolor teve muita dificuldade para avançar ao ataque no começo do jogo, mas aos poucos sentiu mais liberdade com os espaços dos visitantes. O Santa Fé se dispôs a usufruir das transições entre defesa e ataque com velocidade, criou algumas boas chances, mas não conseguiu ser feliz balançando as redes.

O Santa Fé perdeu uma chance ótima de abrir o marcador aos oito minutos, quando após cobrança de falta para área do Bahia, a zaga cortou mal, Nino Paraíba não acompanhou, e Corvalán, livre, desviou para fora, mas ele tinha como justificativa a oportunidade perdida a surpresa com que a bola veio parar no pé dele.

O Bahia conseguiu responder aos 23 minutos, e foi a melhor chance do jogo. Ramon avançou em velocidade no contra-ataque e deu passe para Gilberto, o camisa nove driblou o goleiro, mas ficou sem ângulo e bateu para fora do gol.

Com o confronto ficando morno e sem grandes novidades, os dois times foram para o intervalo com empate sem gols.

A situação ainda ficou favorável para o Tricolor antes do apito do árbitro, quando Luna Diale entrou forte em dividida com Élber, e após consulta do VAR, o árbitro expulsou o jogador argentino. Melhor para o time baiano, que reiniciará o jogo em vantagem numérica.

No retorno do intervalo, as equipes fizeram um verdadeiro confronto de ataque contra defesa. O Santa Fé foi todo para frente, enquanto o Bahia ficava recuado tentando conter a pressão argentina.

Mesmo com atitude acuada, foi o Bahia quem teve a melhor chance do jogo aos 21 minutos. Daniel avançou em contra-ataque em velocidade, tocou para Rossi do lado esquerdo, que levantou na área para Ramon, que entrava livre dentro da área, mas o jogador se embolou com a bola, ainda conseguindo acertar a trave argentina. Chance inacreditável desperdiçada.

Nenhuma chance foi mais inacreditável da desperdiçada por Gilberto. Aos 35 minutos, Daniel meteu linda bola para o atacante em profundidade entre os zagueiros, e cara cara com o goleiro, o jogador bateu para fora, tirando tinta da trave de Moyano. Era a oportunidade de matar o jogo.

Talvez a chance que tenha chegado mais próxima da desperdiçada por Gilberto tenha sido a de Comas. Aos 40 minutos, Cabrera cruzou para área, Juan Garcia ajeitou e o volante cara cara com Douglas chutou para fora.

Aos 42 minutos, o Santa Fé adiciou mais emoção no fim do jogo. Cabrera fez bela jogada pelo lado esquerdo e levantou para área, Fernando Marquéz testou de cabeça e Douglas foi no canto para salvar o Bahia e jogar para escanteio.

O Unión até chegou a balançar as redes aos 48 minutos, mas após checagem no VAR, o árbitro anulou o gol.

Administrando o placar e ainda sofrendo pressão do Santa Fé, o Bahia jogou com a vantagem debaixo do braço até o fim do jogo. Sem ameaços perigosos dos argentinos, o jogo terminou mesmo empatado sem gols e com a classificação Tricolor.

Análise do Bahia na partida

O Tricolor jogou o básico para poder conseguir o resultado. Claro que o time teve algumas boas oportunidades, conseguiu equilibrar as ações do jogo e até ofereceu perigo ao Santa Fé, mas esteve longe de ter uma grande apresentação. Mais do que isso, o time não fez valer a superioridade numérica em campo, ao invés disso, o time penou na forte marcação dos argentinos e pouco ameaçou o gol dos donos da casa.

Acuado no campo de defesa, o Bahia simplesmente abdicou de qualquer avanço ao ataque e focou na defesa. Postura inaceitável e até covarde para o time com um a mais em campo. Tirando a chance incrível desperdiçada por Ramon, o Tricolor rifava mais a bola pro adversário do que a mantinha para organizar alguma jogada.

Com uma certa sorte, o Tricolor não pegou uma equipe com tantos recursos técnicos. O Santa Fé abusou bastante do chuveirinho para dentro da área, quase sempre sem insucesso. Mérito para o Bahia, que bem posicionado defensivamente não sofreu e conseguiu o resultado essencial para classificação.


Comentários