Bahia tem maior taxa de desemprego no país no segundo semestre, diz IBGE

Outros dez estados também tiveram aumento no número de desempregados

Por Da Redação
Às

Bahia tem maior taxa de desemprego no país no segundo semestre, diz IBGE

Foto: Reprodução/Portal Contábeis

A taxa de desemprego aumentou em 11 estados no segundo trimestre, na comparação com o primeiro trimestre de 2020, de acordo com a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em outros 14 estados, se manteve estável. Apenas o Amapá e o Pará tiveram queda. 

Entre os estados em que o desemprego aumentou, a Bahia apresentou a maior taxa (19,9%), seguida pelos estados de Sergipe (19,8%) e Alagoas (17,8%), as menores taxas foram observadas em Santa Catarina (6,9%), Pará (9,1%), Rio Grande do Sul (9,4%) e Paraná (9,6%).

Na média nacional, a taxa desemprego subiu para 13,3% no 2º trimestre, conforme já divulgado anteriormente pelo IBGE, atingindo 12,8 milhões de pessoas. Em 3 meses, o Brasil perdeu 8,9 milhões de postos de trabalho em meio aos impactos da pandemia do coronavírus que provocou uma queda recorde no número de brasileiros ocupados ou à procura de emprego.

"O nível da ocupação caiu em todas as grandes regiões. E a queda recorde no nível da ocupação no segundo trimestre foi mais intensa entre os homens; as pessoas de 18 a 24 anos e, por nível de instrução, as que têm até o ensino médio. Com relação a cor e raça, as pessoas de cor preta e parda, também tiveram quedas bastante acentuada em todo o Brasil”, destacou a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.