Bahia terá novo centro de treinamento em Camaçari com padrão internacional

Chamado de CFA Bahia, equipamento tem inauguração prevista para 2027

Por Da Redação
Às

Atualizado
Bahia terá novo centro de treinamento em Camaçari com padrão internacional

Foto: Divulgação/Esporte Clube Bahia SAF

O Esporte Clube Bahia SAF anunciou nesta segunda-feira (20) a construção do novo centro de treinamento do clube, que será chamado CFA Bahia (City Football Academy). Localizado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, o complexo contará com 12 campos de futebol, incluindo um miniestádio para mil pessoas, e tem inauguração prevista para 2027.

O espaço reunirá o futebol profissional masculino e feminino e as categorias de base, além de abrigar a nova sede administrativa do clube. O projeto prevê ainda uma Academia de Futebol inspirada na metodologia do City Football Group, voltada à formação de novos talentos.

Segundo o CEO do Bahia, Raul Aguirre, o empreendimento marca “um novo momento de modernidade e inovação” para o Esquadrão.

“O centro foi projetado para atender plenamente às categorias de base, iniciação esportiva e futebol profissional, além de gerar centenas de empregos e impulsionar a economia local”, afirmou durante evento de lançamento na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Compromisso ambiental

A construção será feita em áreas previamente analisadas para reduzir o impacto ambiental e preservar a vegetação nativa. Entre as iniciativas sustentáveis previstas estão:

Certificação LEED, selo internacional de construção sustentável;

Painéis solares para captação de energia;

Reaproveitamento da água da chuva e tratamento de esgoto;

Aproveitamento da iluminação natural;

Gestão de resíduos durante as obras;

Reflorestamento urbano, com plantio e replantio de mudas em praças da região.

Licença

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou nesta segunda-feira (20) a licença prévia para a construção do City Football Academy Bahia, em Camaçari.

O centro de treinamento, que ocupará mais de 1 milhão de metros quadrados às margens da Via Metropolitana (BA-535), entre Camaçari e Lauro de Freitas, teve o projeto considerado compatível com o zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga, segundo parecer do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

“Um centro desse em Camaçari trará uma evolução no esporte da Bahia. Eu quero ver o estado tendo times fortes como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Aqui não se trata de torcida, mas do olhar de um governador que quer ver o investimento acontecer”, afirmou Jerônimo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.