Bahia terá novo centro de treinamento em Camaçari com padrão internacional
Chamado de CFA Bahia, equipamento tem inauguração prevista para 2027

Foto: Divulgação/Esporte Clube Bahia SAF
O Esporte Clube Bahia SAF anunciou nesta segunda-feira (20) a construção do novo centro de treinamento do clube, que será chamado CFA Bahia (City Football Academy). Localizado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, o complexo contará com 12 campos de futebol, incluindo um miniestádio para mil pessoas, e tem inauguração prevista para 2027.
O espaço reunirá o futebol profissional masculino e feminino e as categorias de base, além de abrigar a nova sede administrativa do clube. O projeto prevê ainda uma Academia de Futebol inspirada na metodologia do City Football Group, voltada à formação de novos talentos.
Segundo o CEO do Bahia, Raul Aguirre, o empreendimento marca “um novo momento de modernidade e inovação” para o Esquadrão.
“O centro foi projetado para atender plenamente às categorias de base, iniciação esportiva e futebol profissional, além de gerar centenas de empregos e impulsionar a economia local”, afirmou durante evento de lançamento na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Compromisso ambiental
A construção será feita em áreas previamente analisadas para reduzir o impacto ambiental e preservar a vegetação nativa. Entre as iniciativas sustentáveis previstas estão:
•Certificação LEED, selo internacional de construção sustentável;
•Painéis solares para captação de energia;
•Reaproveitamento da água da chuva e tratamento de esgoto;
•Aproveitamento da iluminação natural;
•Gestão de resíduos durante as obras;
•Reflorestamento urbano, com plantio e replantio de mudas em praças da região.
Licença
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou nesta segunda-feira (20) a licença prévia para a construção do City Football Academy Bahia, em Camaçari.
O centro de treinamento, que ocupará mais de 1 milhão de metros quadrados às margens da Via Metropolitana (BA-535), entre Camaçari e Lauro de Freitas, teve o projeto considerado compatível com o zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga, segundo parecer do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
“Um centro desse em Camaçari trará uma evolução no esporte da Bahia. Eu quero ver o estado tendo times fortes como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Aqui não se trata de torcida, mas do olhar de um governador que quer ver o investimento acontecer”, afirmou Jerônimo.