Bahia vence prêmio de melhor cacau especial do País

A produtora Cláudia Sá, de Itabuna (BA), ficou com o pódio na categoria varietal

[Bahia vence prêmio de melhor cacau especial do País]

FOTO: Reprodução

O Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil, premiou, pela primeira vez, em sua terceira edição, a Bahia como o maior estado produtor de cacau do País.

A premiação, que é realizada pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC) e pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), teve, neste ano, 94 inscritos no concurso, o que mostra maior empenho de cacauicultores na melhora do cultivo e do beneficiamento do fruto. 

O diretor científico do CIC, Cristiano Villela, analisou positivamente a grande adesão e incentivou outros produtores para os próximos anos. “Gostaríamos de ver todas as regiões produtoras engajadas nesse processo de transformação e valorização da cadeia produtiva do cacau .” O Brasil, é o sexto maior produtor de cacau do mundo, e também possui cultivo nos Estados de Amazonas, Mato Grosso e Roraima.

Neste ano, os vencedores foram: Robson Brogni, de Medicilândia (PA), que ficou com o primeiro lugar na categoria blend. E Cláudia Sá, de Itabuna (BA), que ficou com o pódio na categoria varietal. Essa foi a primeira vez que a Bahia ficou em primeiro lugar.

“Esse prêmio é uma alegria enorme para mim e para a equipe toda. Quem está de fora não tem ideia de como isso repercute no campo. Todo mundo comemora ”, afirma Cláudia, que também fala sobre a visibilidade que o prêmio traz para o mercado, já que os premiados são os mais procurados por clientes.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Roberta Close muda o visual no Brasil antes de embarcar para Suíça! ]

Primeira transexual a posar nua para a "Playboy", Roberta Close vive há mais de 30 anos em Zurique, na Suíça, com o marido, o empresário Roland Granacher.

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!