Bahia volta a vencer no Brasileirão ao bater a Chapecoense fora de casa

Tricolor subiu provisoriamente para o G-6 da competição

Por Da Redação
Às

Bahia volta a vencer no Brasileirão ao bater a Chapecoense fora de casa

Foto: Bruno Queiroz / EC Bahia

O Bahia voltou a vencer no Brasileirão. Na manhã deste domingo (4), o Tricolor bateu a Chapecoense por 2 a 0, em confronto disputado na Arena Condá, em Chapecó, válido pela 9ª rodada do Brasileirão. Com resultado, o Tricolor subiu provisoriamente para quinta posição, com 14 pontos somados, mas pode ser ultrapassado por times que ainda jogam na rodada. Já a Chape segue sem vencer e permanece na 19ª posição, com quatro pontos.

Foi um jogo de muita correria, mas pouco futebol na primeira etapa. Muitos erros de passes fizeram parte dos 45 minutos iniciais. Além do mais, os times ficavam muito presos na marcação um do outro. O Bahia dominava o meio campo e tentava algumas jogadas pelas laterais, mas não obteve muito sucesso, enquanto a Chapecoense esperava o erro do Tricolor para tentar o contra-ataque em velocidade, encarava dificuldade para passar pelos marcadores do time baiano.

Somente aos 28 minutos ocorreu a primeira boa chance do jogo. Maycon Douglas foi lançado em profundidade, cortou o marcador e bateu rasteiro para o gol buscando o canto, mas o goleiro João conseguiu voar no canto e defender a bola. 

No decorrer do confronto, o Bahia até demonstrava mais volume de jogo na partida, mas não demonstrava nenhum tipo de objetividade. Apenas já no trecho final do confronto foi que começou a se impor mais em campo e trazer mais perigo ao setor defensivo da Chapecoense.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Rodriguinho quase marcou um golaço para abrir o placar. O meia teve a chance da entrada da área e disparou um foguete na direção do gol, mas o goleiro João se esticou e fez uma defesaça, jogando a bola para escanteio. Chegou perto o Tricolor, na última oportunidade da primeira etapa  antes do intervalo.

Nos minutos iniciais da segunda etapa, as duas equipes ainda demonstravam uma monotonia em campo, ainda trocando passes, mas sem criar nenhuma jogada muito perigosa.

Somente aos 16 minutos, veio acontecer a primeira boa chance na segunda etapa. Em subida da Chape ao ataque, após cruzamento do lado direito para dentro da área, Fabinho apareceu livre e bateu errado, mas levou perigo a meta de Matheus Teixeira.

A resposta do Bahia foi ainda melhor, e logo com o artilheiro do Brasileirão. Gilberto entrou em campo aos 18 minutos, e aos 21, já estava colocando a bola na rede. Após a zaga da Chape afastar mal a bola com Derlan, a bola sobrou para o camisa nove soltar uma bomba para o gol e abrir o placar em Chapecó. sétimo gol do atacante em nove partidas na competição.

O que estava bom tratou de melhorar pouco tempo depois. Aos 23 minutos, Thaciano passou para Nino, que cruzou da lateral para dentro da área, e achou Gilberto, que errou a cabeçada, mas a bola sobrou para Rodriguinho, que não desperdiçou e estufou as redes do time alviverde.

Desesperadamente precisando buscar o resultado para ter alguma chance de deixar a zona de rebaixamento, a Chapecoense partiu para o tudo ou nada querendo diminuir o placar. Até conseguiu aos 31 minutos com Perotti, após o atacante aproveitar rebote em cobrança de falta, mas após consulta ao VAR foi constatado impedimento no lance que originou o gol.

Já com resultado controlado e sem ser ameaçado pela Chapecoense, o Bahia apenas trocava passes em campo enquanto aguardava o tempo passar até confirmar o triunfo, e ele finalmente veio aos 50 minutos.

Análise do Bahia na partida

Ainda sem empolgar em nível de atuação, mas preciso nas chances criadas, o Bahia finalmente conseguiu voltar a vencer no Brasileirão. Fez o que deveria ter feito quando encarou Internacional e América-MG, equipes que estavam em crise e o Tricolor acabou ressuscitando com um futebol bem abaixo do esperado e que terminou merecidamente com as duas derrotas nas partidas.

Hoje o Bahia fez o básico, mas o suficiente para superar um adversário que luta contra o rebaixamento. Diante de equipes que lutarão para não cair, o Tricolor precisa justamente fazer isso, mas claro que entregando um futebol melhor do que tem apresentado. Até o momento, não teve um jogo em que se mostrasse perfeito em dois tempos e enchesse os olhos do torcedor. Tempo para evoluir tem, e deveria aproveitar o bom momento vivido para justamente melhorar o desempenho caso queria ir para Libertadores, mas sem reforços será um esforço inútil. Contrata Bellintani.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.