Baiano é líder do Campeonato Mineiro de Motovelocidade na categoria Sport
Guto Leal é o único da Bahia na competição

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Apaixonado por velocidade desde criança, o baiano Carlos Augusto Leal, mais conhecido como Guto, resolveu apostar no automobilismo e atualmente é líder do Campeonato Mineiro de Motovelocidade na categoria Sport. Apesar de estar vivenciando um bom momento em sua carreira, o piloto afirmou ao Farol da Bahia que a realidade é "muito difícil". Segundo ele, a falta de incentivo ao esporte no Brasil e, consequentemente, a falta de patrocinadores são um dos principais problemas.
“Eu gosto de velocidade desde de criança. No país do futebol uma criança que gosta de automobilismo é meio diferente, né? Na verdade eu nunca tive muito jeito para jogar futebol, então acho que deve ter sido por isso. Era um sonho de criança, sempre tive vontade de ser piloto. Porém, é muito difícil porque no nosso país é tudo muito caro e o incentivo ao esporte também é complicado. Eu não tenho pais ricos, cresci em uma família de classe média”, disse.
“Nunca tive certa liberdade para comprar as coisas, mas sempre gostei muito de moto esportiva. Sempre acompanhei os ídolos, como Valentino Rossi, e só fui realizar o sonho de ter uma moto esportiva depois de adulto”, completou.
Guto, que tem 36 anos, afirmou que comprou a sua primeira moto esportiva na faixa dos 20 anos. Segundo ele, na época, o veículo o impulsionou a arriscar. “Comecei a me jogar nas estradas, a fazer coisas erradas e, infelizmente, o risco do esporte é muito alto. Já perdi algumas pessoas”, afirmou.
O piloto conta ainda que iniciou nas competições através de convite de amigos e, apesar das dificuldades do momento, foi durante a pandemia que tudo começou. “Tinha um amigo que sempre me chamava para as competições, mas eu nunca tive muita vontade de ir porque achava que tudo ia ser muito caro. E, realmente, você desmontar uma moto de rua e montar para pista o custo é alto. Mas veio a pandemia e eu tive a oportunidade de ir, e fui. Comecei a correr há menos de um ano. Na primeira vez fui para fazer um tracker, que é quando coloca a moto na pista, e já fui um destaque. A partir disso, resolvi persistir”, afirmou.
Atualmente, Guto corre na categoria Sport, que é de 1000 cilindradas, e usa uma moto modelo kawasaki zx10. Segundo ele, as competições acontecem da seguinte forma: “Na semana, sexta-feira e sábado são dias de treinos. Na sexta são treinos livres, que normalmente são usados para ajuste de equipamento e reconhecimento de pista. Já nos sábados, acontecem os treinos classificatórios nos quais quem tem o melhor tempo é classificado para a largada de grid”, explicou.
“O grid é composto pelos pilotos e a partir disso quem for conseguindo o melhor tempo vai ficando nas colocações. O processo acontece como uma corrida normal de automobilismo, tanto de motovelocidade quanto de Fórmula 1”, completou.
Neste ano, Guto participou de três corridas e ficou em primeiro lugar em todas elas. Ele é líder do Campeonato Mineiro de Motovelocidade e GP Gerais. “Agora, faltam duas etapas para a conclusão do campeonato. Eu sou o único baiano que está competindo na categoria Sport e provavelmente, se tudo der certo, vou brigar até o final para ser campeão”, afirmou.
Apesar de ser natural de Salvador e morar em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, Guto compete em Minas Gerais. Lá, ele foi acolhido por uma equipe e, apesar de ainda não ter um patrocínio, recebe muita ajuda. Ele contou ainda que muitos gastos são custeados por ele mesmo. Apesar das dificuldades que envolvem o esporte, o piloto não esconde sua paixão. Para ele, o esporte é a realização de um sonho.
“O esporte é muito desafiador, é uma adrenalina muito grande...É algo surreal, só quem pratica pode tentar descrever a emoção que é. O esporte é a realização de um sonho para mim e, infelizmente, poucas pessoas têm acesso por conta dos altos custos. Contudo, é algo muito gratificante. Tem muitas dificuldades e quedas, mas quando você chega no final e dá tudo certo é maravilhoso. Não tem explicação”, concluiu.
Duas rodas
Motovelocidade ou motociclismo de velocidade é um esporte motorizado praticado com motos do tipo protótipos como as do MotoGP ou de produção modificadas como as da Superbike. O que define a motovelocidade é a competição exclusivamente em pistas de asfalto, com modelos geralmente baseados em motocicletas comerciais de circulação comum.