• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bairro de Cajazeiras, em Salvador, lidera solicitações de reparo na iluminação

Bairro de Cajazeiras, em Salvador, lidera solicitações de reparo na iluminação

Foram 1.104 registros no 1º semestre, o que equivale a seis pedidos por dia

Por Da Redação
Às

Bairro de Cajazeiras, em Salvador, lidera solicitações de reparo na iluminação

Foto: Reprodução

Dados das Prefeituras-Bairro apontam que o bairro de Cajazeiras, em Salvador, é o que mais registrou solicitações de reparos na iluminação pública no primeiro semestre deste ano. No total, foram 1.104 registros no período, o que equivale a seis pedidos por dia. Logo depois, aparecem os bairros de Pernambués (827 registros), Itapuã (713) e Federação (556). 

De acordo com o gerente de Monitoramento e Manutenção da Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (Dsip), Leonardo Pimentel, algumas dessas regiões têm uma grande concentração de furtos e vandalismo de material, o que ocasiona a interrupção do serviço e, consequentemente, o aumento no número de solicitações. A aposentada Maria do Rosário, de 69 anos, afirma que os principais postes de iluminação do bairro estão sem iluminação. Residente em Cajazeiras, ela conta ainda que a falta de luz causa um maior sentimento de insegurança. 

“Quando a luz do dia vai embora, pontos importantes do bairro ficam escuros. A falta de iluminação é uma boa oportunidade para os assaltantes, por exemplo, que estão sempre esperando o melhor momento para cometer o crime.  O sentimento é de insegurança. A criminalidade está enorme em Salvador e pequenos reparos podem dar maior segurança para a população”, disse. 

Ainda de acordo com o levantamento, os demais bairros da cidade somaram 18.565 solicitações de reparo direcionadas ao órgão no mesmo período. Para evitar que o serviço seja interrompido e que as ruas fiquem escuras, o órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem mantido as manutenções diárias nos equipamentos da cidade. O reparo, de acordo com o gerente de monitoramento,  ocorre entre 24h e 48h após o pedido, respeitando o grau de urgência de cada demanda.

A eficiência na manutenção é conquistada por meio da atuação preventiva, da análise de dados e da realização de rondas diárias. A Dsip informa ainda que acompanha, juntamente ao solicitante, se o problema já foi solucionado e se ele foi atendido dentro do prazo. Segundo Leonardo Pimentel, o principal pedido feito pela população é de conserto de ponto apagado. 

Também é de responsabilidade do órgão, no entanto, a manutenção de postes públicos e a troca de lâmpadas e luminárias que permanecem acesas ou piscando durante o dia.  “Nós temos dois canais importantes para o registro das solicitações de reparo hoje. Um deles ocorre através do contato feito pelo cidadão por meio dos canais de acesso aos serviços municipais, a exemplo do Fala Salvador. Por esses canais, geralmente, são registrados protocolos para a resolução de problemas pontuais”, disse Pimentel.

“A outra atuação, chamada de manutenção corretiva, vem através de duas rondas que fazemos, com técnicos que circulam pelas principais vias, a partir das 17h, e vão identificando situações emergenciais. Por exemplo, mais de quatro pontos apagados em sequência é um caso de atuação imediata”, completou.

Ainda segundo ele, com os dados históricos levantados, a Dsip identifica quais são os principais problemas ocasionados em determinadas áreas, e onde há maior concentração de ocorrências são programadas as manutenções preventivas. “Nesses locais nós fazemos uma modernização de toda a rede ou solicitamos a elaboração de um novo projeto com sistema antifurto para dificultar o vandalismo e o roubo dos materiais. Com isso, conseguimos reduzir as ocorrências centralizadas em determinadas áreas", disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário