Baleias azuis engolem 10 milhões de microplástico por dia, diz estudo
Dados do levantamento foram publicados na revista Nature Communications

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um estudo publicado na revista Nature Communications aponta a quantidade de microplásticos ingeridos por três espécies de baleias (azul, comum e jubarte) na costa do Oceano Pacífico dos Estados Unidos, detalhando um problema que prejudica a saúde desses mamíferos. As baleias-azuis, segundo o estudo, podem engolir cerca de 10 milhões de peças de microplástico diariamente ou até 43,5 quilogramas de plástico.
Para as baleias comuns, cuja principal presa é o krill, a contagem diária estimada é de cerca de 6 milhões de peças de microplástico ou até 57 quilos de plástico. Algumas baleias jubarte se especializam em krill e outras preferem comer pequenos cardumes. As jubartes que preferem o krill, de acordo com o estudo, podem ingerir cerca de 4 milhões de peças de microplástico diariamente, enquanto as que preferem peixes podem ingerir uma quantidade de 200.000 peças.
Como baleias de nadadeiras, essas espécies são filtradoras. Elas coam alimentos da água do mar usando placas na boca que são feitas de queratina, a mesma substância encontrada nas unhas e cabelos das pessoas.


