• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Baliza deixa de ser obrigatória para tirar CNH em SP; confira mudanças

Baliza deixa de ser obrigatória para tirar CNH em SP; confira mudanças

O teste de baliza, que existe desde a década de 1980, era um motivo de preocupação e nervosismo para muitos candidatos

Por Da Redação
Às

Baliza deixa de ser obrigatória para tirar CNH em SP; confira mudanças

Foto: Reprodução/TVGlobo

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo aprovou novas mudanças na prova prática para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre as novidades, incluem o fim da baliza, que é o estacionamento dentro de uma área demarcada por estacas. A medida é seguida por outros três estados: Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Agora, mesmo sem a baliza numa área demarcada, o candidato ainda deverá estacionar o carro na rua próximo ao meio-fio, pelo menos uma vez durante o trajeto da prova. O teste de baliza, que existe desde a década de 1980, era um motivo de preocupação e nervosismo para muitos candidatos. O Detran informou que, ainda sem ela, o exame passa a concentrar a atenção no percurso e na circulação do veículo, como conversões à esquerda e à direita. 

Outra mudança é a autorização para usar carros automáticos, que já é uma realidade para muitos condutores no Brasil, durante o teste prático nos mais de 500 locais de prova em todo o estado, tanto para renovação quanto para quem vai tentar a primeira habilitação. Antes, isso só era possível para candidatos que precisavam de algum tipo de adaptação veicular.

Para o Detran, essa medida “reconhece a crescente presença desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já adotados nos exames”. Essas informações estão disponíveis na página da CNH Paulista, do Detran. As mudanças entraram em vigor na segunda-feira (26). 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.