/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Bancada Negra da Câmara pede votação para tornar Dia da Consciência Negra feriado nacional

Notícias
Política

Bancada Negra da Câmara pede votação para tornar Dia da Consciência Negra feriado nacional

Grupo apresenta demandas prioritárias e busca unificar data em todo o Brasil

Por Da Redação
Bancada Negra da Câmara pede votação para tornar Dia da Consciência Negra feriado nacional
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A Bancada Negra da Câmara dos Deputados fez um apelo nesta segunda-feira (20) ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para que coloque em votação um projeto de lei que visa transformar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, em um feriado nacional.

Criada no início de novembro com uma proposta dos deputados Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Damião Feliciano (União Brasil-PB), a bancada iniciou suas atividades com a discussão sobre a unificação do feriado, conforme destacou Feliciano ao falar com a imprensa: “Um dos projetos que discutimos na bancada foi o da unificação do dia 20 [como feriado]. Vários estados, como Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso, celebram hoje como facultativo [...] Nós queremos unificar em todo o Brasil.”

O projeto que busca oficializar o Dia da Consciência Negra como feriado nacional já passou pelo Senado em 2022 e aguarda análise na Câmara dos Deputados. Outra proposta semelhante foi apresentada pelo deputado Valmir Assunção (PT-BA).

"Seis estados já se posicionaram. Nosso líder Damião tomou o cuidado de debater este projeto com outros 122 deputados pretos e pardos, porque o momento é de inclusão", afirmou o deputado Antônio Brito (PSD-BA).

Em um texto enviado para uma sessão solene da Câmara em honra à data, o presidente Arthur Lira destacou a importância da luta pela igualdade de direitos e oportunidades: “O esforço contra a discriminação racial não pode limitar-se a um dia do ano. O trabalho para a edificação de uma nação acolhedora e igualitária deve ser diário. Nada obstante, o Dia da Consciência Negra é uma data que serve para concentrar os esforços e atenções para engajar todos os brasileiros contra o racismo e a discriminação”, disse Lira, em discurso lido pelo deputado Vicentinho (PT-SP).

Na reunião entre Arthur Lira e os representantes da Bancada Negra, além do pedido de votação do feriado, foram apresentadas outras demandas prioritárias e anunciadas as lideranças que conduzirão o grupo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102