Banco americano aponta que bolsa brasileira tem maior queda do mundo em dólares, em 2020
Por conta da pandemia, números retornaram para os mesmos níveis de 2017

Foto: Reprodução/Suno Research
Depois de uma valorização de quase 100% entre o impeachment de Dilma Rousseff (PT) até o fim de 2019, o Ibovespa segue como o pior índice global em dólares em 2020. Em março, com a declaração da OMS (Organização Mundial da Saúde) de pandemia de Covid-19, a situação piorou e a Bolsa voltou a níveis de 2017.
Juntamente com a chegada da pandemia, a saída de estrangeiros da Bolsa teve um aumento e o Ibovespa passou a ser o índice global com mais perdas em dólares do mundo, de acordo com o estudo da Goldman Sachs. A forte queda de 18,7% do índice neste ano somada e a forte desvalorização do real levam a bolsa paulista a cair 42,5% na moeda americana.
De acordo com o banco americano, uma desvalorização do mercado brasileiro em março superou uma média de crises anteriores, por ser um mercado líquido e ”de fácil venda dos ativos” que vinha de uma forte alta nos últimos anos, os estrangeiros exploram o momento de incerteza para realizar os ganhos no Brasil e buscar investimentos mais seguros, como dólar, ouro e tantos do Tesouro dos Estados Unidos.