Banco Central acata cisão da participação do Itaú na XP

Sistema Financeiro Nacional não sofre alteração com medida, afirma BC

[Banco Central acata cisão da participação do Itaú na XP]

FOTO: Reprodução/R7

O Banco Central (BC) acatou a cisão da participação do Itaú Unibanco na XP Investimentos. A decisão foi tomada na sexta-feira (23) e anunciada nesta terça (27) pelo BC.

A cisão ocorre por conta da transferência das ações da XP de titularidade do Itaú Unibanco para a XPart, uma empresa nova do grupo Itaú, mas que não faz parte do conglomerado bancário. A sede desta nova empresa fica nos Estados Unidos.

A XPart, se torna parte do acordo de acionistas com a XP, com os mesmos direitos e obrigações atribuídos até então ao Itaú Unibanco, de modo que o conglomerado bancário do Itaú Unibanco deixa de participar da administração da XP, disse o Banco Central.

A operação já havia sido aprovada pelo Federal Reserve (Fed), o banco central americano, faltava apenas a autorização da autoridade monetária brasileira. As ações da XP estão na bolsa americana de empresas de tecnologia (Nasdaq), por este motivo, a operação precisou ser submetida também ao Fed.

Em nota, o Banco Central brasileiro conta que "não se verificaram riscos prudenciais ou concorrenciais para o Sistema Financeiro Nacional (SFN) nessa alteração organizacional".

O acordo para a cisão foi fechado depois de uma briga pública entre os fundadores da corretora independente de investimentos e dirigentes do banco. Em 2017, o Itaú Unibanco divulgou a aquisição de 49,9% da XP Investimentos. O negócio foi fechado em 2018 e envolveu R$ 6 bilhões.


Comentários